Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 7 de abril de 2011

Espanha volta hoje aos mercados após pedido de ajuda de Portugal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Tesouro espanhol volta hoje aos mercados para colocar entre 3.500 e 4.500 milhões de euros em títulos de dívida a três anos, com o risco da dívida espanhola no seu nível mais baixo em cinco meses. O Tesouro espanhol volta hoje aos mercados para colocar entre 3.500 e 4.500 milhões de euros em títulos de dívida a três anos, com o risco da dívida espanhola no seu nível mais baixo em cinco meses.

Os valores das taxas de risco podem ser condicionados hoje tanto pela decisão do Governo português de solicitar um resgate, como pelo eventual anúncio de uma subida de taxas de juro pelo Banco Central Europeu.

Antes do anúncio do pedido de resgate em Portugal, na quarta-feira, a dívida espanhola continuava a ser bem acolhida pelo mercado, chegando mesmo a cair para níveis que não se registavam há cinco meses, com o diferencial face aos títulos alemães a cair abaixo dos 180 pontos base.

Trata-se de um valor muito abaixo dos mais de 260 pontos que chegou a atingir no final do ano passado e início deste ano, quando se temia efeitos de contágio da situação na Irlanda, tanto a Portugal, como a Espanha.

Analistas antecipam que o leilão de hoje decorrerá sem problemas, destacando que Espanha já conseguiu nos primeiros meses do ano mais de metade dos seus requisitos totais para 2011.

Porém, todos os olhos estarão postos no leilão, especialmente para confirmar se as declarações feitas tanto pelo Governo espanhol como pelo FMI e pela UE – de que o risco de contágio da situação portuguesa a Espanha desapareceu – se mantém, apesar do pedido de ajuda externa português.

Esse contágio parece hoje tão distante, referem analistas, que mesmo as “menos más” notícias de Portugal criam otimismo em Espanha.

Foi o caso do leilão de dívida realizado por Portugal na quarta-feira, que o mercado considerou ter corrido “melhor do que o esperado”, apesar dos juros terem sido mais elevados. Em resposta, o Ibex-35 cresceu e fecho a ganhar 1,56 por cento.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!