Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Banco da Irlanda, que publicou os testes de esforço a quatro das maiores instituições financeiras irlandesas, considerou na quinta-feira que o resgate dos bancos irlandeses precisa de 24 mil milhões de euros suplementares.
Em comunicado comum, a CE, o BCE e o FMI “partilham a avaliação rigorosa dos capitais necessários” feitos nestes testes.
“Os anúncios detalhados feitos hoje pelas autoridades irlandesas constituem um passo importante no sentido do restabelecimento do sistema bancário, de importância fulcral para uma recuperação sustentada do crescimento e do emprego”, afirmam as três instituições.
As organizações “apoiam fortemente os planos previstos pelas autoridades irlandesas para assegurar as necessidades de capitais nos prazos definidos”. Estas necessidades “podem ser facilmente financiadas”, no quadro do plano de ajuda internacional à Irlanda concluído no ano passado com a União Europeia e com o FMI.
O texto destaca ainda que as autoridades da Irlanda fizeram “anúncios importantes em relação à futura estrutura do sistema bancário”.
As entidades submetidas aos testes de esforço são a Irish Life & Permanent, a Educational Building Society, o Bank Of Ireland, e a Allied Irish Banks, estas duas nacionalizadas, junto com os bancos Anglo Irish e Irish Nationwide.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet