Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
“Podemos acabar com a dependência do petróleo sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade”, assinalou hoje o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, ao apresentar uma nova estratégia da CE para 2050.
Bruxelas marcou ainda como objetivo para as próximas quatro décadas reduzir em 40 por cento as emissões do transporte marítimo, conseguir em 40 por cento do combustível usado na aviação tenhas níveis baixos de dióxido de carbono assim como conseguir que metade das viagens de media distancia passem a ser feitas por transporte ferroviário em vez do rodoviário.
A Comissão Europeia recomendou assim os Estados membros a encontrar 1.500 milhões de euros para investir até 2050 para financiar a infraestruturas de transportes e veículos do futuro.
"É um documento com visão. Não tem força de lei", reconheceu o comissário para os Transportes Siim Kallas adiantando, contudo que “será seguido por ações”.
A área dos Transportes é o pesadelo do comissário para o Clima, Connie Hedegaard, porque as emissões de CO2 provenientes deste sector estão a subir de forma consistente (23,6 por cento em 2008).
França, Itália, Espanha e Alemanha representam 76 por cento das emissões dos transportes na UE.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet