Por: Diario Digital Castelo Branco/Diario Digital
A sentença significa o fim definitivo da carreira política de Berlusconi. A pena de prisão, de 7 anos, poderá ser convertida em serviços comunitários, uma vez que o arguido já tem 77 anos de idade.
Os juízes da quarta seção penal do Tribunal de Milão apresentaram as conclusões a que chegaram para condenar Berlusconi de prisão por concussão e prostituição de menores.
Segundo o documento, que explica o porquê da sentença, os materiais recolhidos durante o processo evidenciam que Ruby estava «inserida no sistema de prostituição de Arcore», nome da mansão de Berlusconi.
«Sendo assim, foi provado que o responsável pelas exibições sexuais das jovens raparigas era propriamente Berlusconi, o qual permitia o ´bunga-bunga` em que convidadas do sexo feminino agiam para satisfazer o réu», lê-se no texto.
O documento garante ainda que «a cronologia dos eventos referidos no presente processo e o conteúdo dos diálogos captados durante as investigações fornecem confirmação de que o réu (Berlusconi) tinha consciência de que Ruby era menor de idade» na época dos encontros em Arcore.
A presidente do colégio de magistrados, Giulia Turri, porém, proibiu os jornalistas de terem uma cópia do documento sobre a sentença. Berlusconi foi julgado entre 2011 e Junho de 2013 sobre o «caso Ruby», nome pelo qual o processo ficou mundialmente conhecido.
O ex-premeiro-ministro foi acusado de pagar, em pelo menos 10 ocasiões, para manter relações sexuais com a marroquina no início de 2010. Berlusconi negou sempre as acusações, afirmando que promovia apenas festas e jantares na sua residência, e que o dinheiro dado à jovem era para «ajudá-la».
Em Julho, o Tribunal de Milão condenou também os italianos Emilio Fede, Lele Mora e Nicole Minetti por serem os responsáveis por organizar as festas que ocorriam na mansão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet