Por: Diario Digital Castelo Branco
É já conhecido o programa do 1ºCampeonato Ibérico de Pastoreio que este fim-de-semana, de 15 a 17 , vai trazer prestigiados nomes da modalidade ao Monte das Areias, Zebreira, concelho de Idanha-a-Nova.
É já conhecido o programa do 1ºCampeonato Ibérico de Pastoreio que este fim-de-semana, de 15 a 17 , vai trazer prestigiados nomes da modalidade ao Monte das Areias, Zebreira, concelho de Idanha-a-Nova.
Ao longo destes três dias, os melhores cães pastores (e respetivos condutores) de Portugal e Espanha vão competir numa prova organizada pela Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores (APUCAP) e Associação Espanhola de Border Collie de Trabalho (ACBT), apoiada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
A abertura do campeonato, acompanhada da bênção do pároco, está marcada para as 8 horas de sexta-feira, com o arranque das provas de pastoreio nos dois campos montados para o evento. A atividade pausa apenas para almoço, entre as 12h30 e as 13h30m, e prossegue até às 17h30m. Cada concorrente fará duas provas por dia.
A competição continua no sábado, novamente com provas entre as 8 horas e as 17h30m, para apurar os 12 melhores conjuntos (cão e condutor), que irão disputar a final de domingo.
A prova final decorre na manhã de domingo, a partir das 8 horas. A entrega de prémios e o almoço estão marcados para as 14h00.
A avaliar a atuação dos participantes estará um júri composto por duas figuras de renome mundial: Stuart Davidson e Dick Roper.
Os melhores conjuntos portugueses e espanhóis vão representar estes países no próximo Campeonato Mundial de Pastoreio, que se realiza na Escócia, em setembro de 2014.
A entrada é livre e durante a realização das provas haverá mostra de produtos regionais e serviço de bar e restaurante.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet