Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 6 de março de 2011

Líbia: Khadafi alertou para possibilidade de emigração de “milhares de pessoas” da Líbia para a Europa

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O líder líbio Muammar Khadafi alertou para a possibilidade da imigração de “milhares de pessoas” da Líbia para a Europa perante a situação no seu país, disse numa entrevista publicada este domingo no Le Journal du Dimanche.

“Se ameaçarmos, se desestabilizarmos, vamos gerar a confusão, atrair o Bin Laden e grupos armados (…) Milhares de pessoas irão invadir a Europa a partir da Líbia. E não haverá ninguém que os consiga impedir”, disse Khadafi, citado pela agência France Presse.

Para o líder líbio, a contestação sem precedentes de que o seu regime está a ser alvo desde 15 de fevereiro não é mais do que um complot da Al-Qaeda, negando qualquer associação a reivindicações pró-democracia.

“Bin Laden irá instalar-se na África do Norte (…) Terão o Bin Laden às vossas portas”, afirmou Khadafi ao alertar que “haverá uma jihad islâmica no Mediterrâneo”.

“Eles vão atacar a 6.ª frota dos Estados Unidos, haverá atos de pirataria às vossas portas, a 50 quilómetros da vossa fronteira. Esta será verdadeiramente uma crise mundial e um desastre para todos. (...) Eu não vou permitir", sublinhou o líder líbio.

Em defesa da sua tese de que a atual contestação na Líbia não é mais do que um complot da Al-Qaeda contra o seu regime, o líder líbio disse ter tido conhecimento, através dos seus serviços secretos, de que os “aliados da Al-Qaeda já contactaram Dako Amirov, que é o líder da Jihad na Rússia”.

“Sabemos que esses contactos existem e que decorrem discussões sobre quem os irá ajudar na Líbia”, acrescentou.

A rebelião já controla grande parte da Líbia, especialmente as regiões orientais. Khadafi, no poder desde 1969, mantém o controlo sobre a capital e sobre as cidades de Sirte (noroeste) e Saba (sudoeste).

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!