Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Superior Agrária vai dar continuidade ao projeto “Hortas Pedagógicas” com o objetivo principal de manter a formação de jovens e familiares na produção e aprendizagem de técnicas de horticultura, assim como fomentar o convívio geracional e comunitário.
A Escola Superior Agrária vai dar continuidade ao projeto “Hortas Pedagógicas” com o objetivo principal de manter a formação de jovens e familiares na produção e aprendizagem de técnicas de horticultura, assim como fomentar o convívio geracional e comunitário.
A terceira edição do projeto Hortas Pedagógicas do IPCB/ESA decorrerá de 15 de novembro de 2013 a julho de 2014, na Quinta da Sr.ª de Mércules e está planeado para, ao longo do ano agrícola, abranger diversas culturas, nomeadamente hortaliças, tubérculos, leguminosas, entre outras, relativamente às quais, cada jovem acompanhado de um adulto, pode aprender-fazendo, as técnicas produtivas e depois colher os respetivos produtos.
Para participarem neste projeto, as equipas deverão ser constituídas por jovem, com idade entre os 6 e os 14 anos, e um adulto que será responsável pelo seu acompanhamento, às quais será atribuído um talhão de terreno.
Tal como tem acontecido nas edições anteriores, o IPCB/ESA disponibiliza terreno, acompanhamento técnico, água, sementes, plantas, fertilizantes e demais equipamentos.
As atividades decorrerão ao sábado de manhã e compreenderão, ainda, breves sessões de formação teórica sobre as práticas relativas às culturas e sobre as respetivas atividades de manutenção segundo um cronograma de atividades e uma calendarização previamente estabelecida.
As inscrições deverão ser feitas por e-mail para o secretariado da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (secretariado.esa@ipcb.pt) indicando os seguintes elementos:
· Nome do adulto responsável que obrigatoriamente acompanha o Jovem
· Nome (s) do jovem e idade (dos 6 aos 14)
· Morada, correio eletrónico e contactos telefónicos
Informações Gerais:
· A cada Grupo Jovem/Adulto será atribuído um talhão
· A seleção será feita com base na data de inscrição e na observância dos critérios estabelecidos para a formação dos grupos (Jovem/ Adulto).
· Número de talhões disponíveis: 10
· As inscrições estão abertas até dia 13 de novembro
· A primeira sessão decorrerá na Quinta da Srª de Mércules, no dia 16 pelas 9h30m.
· Todos os grupos selecionados serão previamente contactados.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet