Por: Cristina Valente
A tomada de posse dos novos órgãos da Freguesia Cebolais /Retaxo ficou marcada pela renuncia de todos os elementos da lista de independentes.
A tomada de posse dos novos órgãos da Freguesia Cebolais /Retaxo ficou marcada pela renuncia de todos os elementos da lista de independentes.
Recorde-se que na noite das eleições foi dada como vencedora a lista de independentes, liderada por José Luís Pires, e depois na recontagem, dia 1 de outubro, a vitória foi da lista do PS, encabeçada por Miguel Vaz. Resultados homologados pela Assembleia de Apuramento Geral.
A Assembleia de Freguesia seria assim composta por 5 elementos do PS e 4 da lista de independentes, mas durante a tomada de posse, no passado sábado, todos os elementos da lista encabeçada por José Luís Pires renunciaram ao mandato.
Uma atitude que surpreendeu o novo presidente da Junta de Freguesia, Miguel Vaz.
“Para mim foi uma atitude surpreendente porque desde a primeira hora que o Zé Luís falou comigo, me deu os parabéns e se mostrou disponível para trabalhar connosco na Assembleia de Freguesia, por isso a atitude de hoje foi para mim uma grande surpresa” diz Miguel Vaz.
O novo presidente da Junta de Freguesia quer trabalhar “com todos e para todos” Miguel Vaz afirma que o objetivo da lista que encabeça é trabalhar pelo desenvolvimento das localidades que compõem a freguesia e é isso que vai fazer.
“Fomos a estas eleições com um projeto concreto e é esse o compromisso que temos com o povo da União de freguesias, tudo faremos para o cumprir e estaremos sempre disponíveis para ouvir” afirma Miguel Vaz.
José Luís Pires, disse à nossa reportagem que a tomada de decisão de renunciar ao mandato se deve exclusivamente ao facto de existirem dúvidas ainda por esclarecer, “não concordamos com eleições onde existam dúvidas e suspeitas, e a suspeita é tão grande que até há um processo crime à mesa numero dois do Retaxo” face a esta situação, todos os elementos da lista decidiram não assumir o seu lugar na Assembleia de Freguesia.
José Luís Pires continua a afirmar que a forma de clarificar a situação era a repetição do ato eleitoral.
O executivo da Junta de Freguesia é composto por Miguel Vaz, Domingos Belo e Sandra Fabrício. O presidente da Assembleia de Freguesia é Henrique Tomé, o 1º secretário João Sobreira, 2º secretário João Renato Sebastião, vogal Nazaré Ribeiro e Joaquim Salgueiro. Os dois órgãos, Executivo e Assembleia de Freguesia, são compostos por elementos das duas localidades que compõem a agora freguesia Cebolais/Retaxo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet