Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, venceu as eleições legislativas ontem, com 33,4% dos votos, mas com resultados inferiores aos obtidos em 2009.
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, venceu as eleições legislativas ontem, com 33,4% dos votos, mas com resultados inferiores aos obtidos em 2009.
O Partido Popular Social Cristão (CSV), de Juncker, obteve 33,4% e 23 dos 60 lugares no Parlamento, abaixo dos 38% e 26 deputados conquistados nas eleições de 2009.
O partido liberal, liderado por Xavier Betell, obteve 19,2% dos votos, num empate técnico com os socialistas, que abandonaram a coligação com Juncker, com 19,3%.
"Constato com satisfação que o Partido Social Cristão continua a ser o primeiro partido do país", afirmou o ministro das Finanças, Luc Frieden, em declarações à France Presse, mas disse que ainda é muito cedo para se saber com que partido se coligará para os próximos cinco anos.
Jean-Claude Juncker, que liderou o Eurogrupo, é o mais antigo primeiro-ministro europeu em funções, depois de 18 anos no poder.
O Luxemburgo antecipou as eleições legislativas em sete meses, depois de um escândalo envolvendo abusos nos serviços de informações, que dividiram o Governo de coligação liderado por Juncker.
Endividamento triplicou em 15 anosOs socialistas, como toda a oposição, atribuíram a responsabilidade política do escândalo a Juncker, responsável máximo pelos serviços secretos.
O Luxemburgo, com 240 mil eleitores, é o país da União Europeia com a mais elevada riqueza "per capita", mas a crise na zona euro fez subir a taxa de desemprego para 7% e o endividamento triplicou em 15 anos.
Uma sondagem publicada em setembro mostrou que os eleitores consideram Juncker o mais competente, mas em popularidade foi ultrapassado por Xavier Bettel, 40 anos, líder do partido liberal.
Ao todo, nove partidos apresentaram-se a estas eleições, da extrema-esquerda do "Dei Lenk" e do Partido Comunista, à direita populista do ADR.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet