Por: Diario Digital Castelo Branco
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova homenageou António Espírito Santo Silva Salgado, do Grupo Espírito Santo, falecido em 2011, com a instalação de um busto em sua memória numa praça das Termas de Monfortinho.
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova homenageou António Espírito Santo Silva Salgado, do Grupo Espírito Santo, falecido em 2011, com a instalação de um busto em sua memória numa praça das Termas de Monfortinho.
A obra foi inaugurada no passado dia 4 de outubro, na presença de representantes da Câmara e Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova, Juntas de Freguesia do concelho, Instituições locais, Grupo Espírito Santo, família e amigos de António Salgado.
No ato inaugural, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, recordou o percurso de António Salgado como “gestor, empresário e grande amigo desta região”, à qual prestou “inestimável contributo para o seu desenvolvimento”.
O autarca lembrou que durante a sua vida como empresário, António Salgado assumiu no concelho de Idanha-a-Nova “funções de gestão empresarial, tendo sido representante e responsável do Grupo Espírito Santo, que fez um grande investimento na remodelação de unidades hoteleiras e balneário termal, e foi revitalizador do turismo cinegético, turismo de natureza, turismo termal e ‘touring’ cultural e paisagístico. Foi ainda percursor de novas ideias a aplicar ao turismo de natureza, tendo tido forte influência positiva na cooperação entre a exploração cinegética e a preservação do meio ambiente e da biodiversidade”, trabalho esse reconhecido com a atribuição de prémios internacionais.
Armindo Jacinto lembrou ainda a ligação sentimental de António Salgado a “todo o concelho de Idanha-a-Nova, e particularmente às freguesias de Monfortinho, Penha Garcia, Salvaterra do Extremo e Rosmaninhal”, bem como a “sua generosidade, empenhamento pessoal e profissional”.
Presente na homenagem, o presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Espírito Santo Silva Salgado, lembrou a obra desenvolvida pelo irmão, António, no concelho de Idanha-a-Nova: “Acredito que tenham sido pelo menos 24 anos dedicados a Monfortinho, à Beira Baixa, à Herdade da Poupa, ao Vale Feitoso, e o seu trabalho foi sem dúvida de uma dedicação extrema”.
Percorrendo os rostos que marcaram presença na homenagem, Ricardo Salgado agradeceu “a todos os participaram no grande projeto” impulsionado por António Salgado, “que só agora começa a ser reconhecido internacionalmente, mas que traz grandes vantagens para o futuro da região”.
Ricardo Salgado frisou ainda que o projeto impulsionado por António Salgado continua e continuará a ser apoiado pelo Grupo Espírito Santo. Através de um fundo de investimento internacional, lembrou este responsável, que estão a ser apoiados a Herdade de Vale Feitoso e o complexo termal e hoteleiro das Termas de Monfortinho.
Num testemunho emocionado, Fernanda Seijo que hoje dá continuidade ao projeto da Herdade da Poupa, apoiada pelo Grupo Espírito Santo, realçou o potencial desta região raiana.
O busto em homenagem a António Salgado foi criado pelo escultor José Luís Agudo, com a colaboração do arquiteto Mário Benjamim e da construtora Grupo Casa Costa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet