Por: Diario Digital Castelo Branco
Vila de Rei, Lourinhã e Monção foram os municípios do país que, entre 2004 e 2012, mais evoluíram na qualidade da água de consumo, segundo um relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) hoje apresentado.
Vila de Rei, Lourinhã e Monção foram os municípios do país que, entre 2004 e 2012, mais evoluíram na qualidade da água de consumo, segundo um relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) hoje apresentado.
O relatório anual sobre o "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano" refere que na Lourinhã, distrito de Lisboa, houve uma evolução de 227% na qualidade da água, enquanto a evolução foi de 150,9% em Monção (Viana do Castelo) e de 133% em Vila de Rei (Castelo Branco).
De acordo com o relatório do ERSAR, em 2004 apenas 30,5% da água fornecida para consumo humano era segura na Lourinhã, tendo aumentado para 99,9% em 2012.
Nuno Damião, técnico da autarquia, afirmou à agência Lusa que essa melhoria ficou a dever-se à entrada do município para a empresa intermunicipal Águas do Oeste, o que permitiu em 2008 encerrar e passar para a empresa as captações próprias da autarquia, de menor qualidade, e passar a ser abastecido com água da EPAL – Empresa Pública de Águas Livres.
"Compramos água já tratada e a qualidade mantém-se ao longo da distribuição até ser entregue aos consumidores", explicou.
Além disso, foram feitos investimentos na renovação das condutas de distribuição e nos reservatórios, bem como na aquisição de um sistema de telegestão, que "permite ter uma desinfeção automatizada proporcional ao caudal de água existente".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet