Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Partido Socialista (PS) é o principal vencedor da noite no distrito de Castelo Branco, ao ter conquistado a câmara da Covilhã, passando a ter sete das onze câmaras possíveis.
O Partido Socialista (PS) é o principal vencedor da noite no distrito de Castelo Branco, ao ter conquistado a câmara da Covilhã, passando a ter sete das onze câmaras possíveis. Ver resultados de câmaras municipais, assembleias municipais e freguesias em http://www.autarquicas2013.mj.pt/index.html#%00
Em 2009, o mesmo partido tinha vencido em seis câmaras, pelo que a mudança da Covilhã é agora a que mais se destaca, tendo os mandatos ficado distribuídos da seguinte forma: três para o PS, dois para a candidatura independente, um para o PSD e um para o PCP.
Em Belmonte, o PS mantém-se no poder com mais um mandato do que em 2009, ou seja, fica com quatro eleitos. O outro vereador será da candidatura independente.
Em Castelo Branco, o PS mantém a maioria mas perdeu um mandato, que foi reconquistado pelo PSD. O resultado é de sete para o PS e dois para o PSD.
Em Idanha-a-Nova, concelho que este ano só elegeu cinco vereadores, os votantes deram quatro mandatos ao PS e um ao PSD.
Em Penamacor mantém-se tudo igual. PS ganhou, assegurando três mandatos e a coligação PSD/MPT manteve dois vereadores.
Em Proença-a-Nova os resultados voltaram a fixar-se em quatro (PS) a um (PSD).
Em Vila Velha de Ródão mais uma vitória para o PS, que passou de três eleitos para quatro. O quinto vereador é do PSD.
Nas câmaras sociais-democratas, o Fundão manteve os cinco eleitos, enquanto o PS mantém dois.
Em Oleiros e Vila de Rei, dois concelhos que são governados por partidos de direita desde o 25 de Abril, o PSD volta a ganhar mas perdeu um mandato. Nos dois concelhos a distribuição fixou-se em três mandatos para os sociais-democratas contra dois para os socialistas.
Em contrapartida, na Sertã, o PSD ganhou mais um vereador e ficou com cinco mandatos. O PS passou a dois.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet