Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de setembro de 2013

Castelo Branco : Misericórdia gostaria que abertura da Unidade de Cuidados Continuados fosse prenda de aniversário

Por: Cristina Valente

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco vai iniciar as comemorações dos seus 500 anos de existência no dia 13 de setembro, com a inauguração de um monumento a Bartolomeu da Costa, o seu fundador, que ficará no Largo Dr. José Lopes Dias.

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco vai iniciar as comemorações dos seus 500 anos de existência no dia 13 de setembro, com a inauguração de um monumento a Bartolomeu da Costa, o seu fundador, que ficará no Largo Dr. José Lopes Dias.

O programa das comemorações do V centenário prolonga-se até junho de 2014.

“500 anos de vida de uma instituição é um marco importante que só algumas instituições têm o desígnio de alcançar. Congratulo-me por isso, agradecendo profundamente a todos aqueles que tornaram possível que a instituição tenha percorrido tão longo caminho, certamente com altos e baixos, mas sempre com o objetivo de ajudar solidariamente a quem precisa”.

As palavras são do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco que recorda que a Misericórdia é atualmente um dos maiores empregadores do concelho e da região de Castelo Branco, dando respostas sociais nas mais diversas áreas, como centros de dia, centros de convívio, cantina social, serviço de apoio domiciliário, centro de medicina e reabilitação, creches, jardins de infância, emergência social.

Cardoso Martins refere que todos conhecem as dificuldades com que o país se debate atualmente ao qual a Misericórdia não é alheia e tem sentido da pele todas essas adversidades, nomeadamente, pelos encargos que estão a suportar com a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), concluída desde dezembro de 2012, mas ainda por abrir por falta de autorização do Governo.

“Obviamente, a melhor prenda que poderemos receber no âmbito destas comemorações, será a autorização de abertura desta unidade. Contudo, continuaremos a trabalhar com a mesma determinação para garantir em todas as frentes o bem-estar e o conforto dos nossos utentes, crianças e idosos”, disse Cardoso Martins.

 

Programa estende-se até junho

 

O coordenador das comemorações do V Centenário da Misericórdia de Castelo Branco sublinhou que esta instituição social, cuja história perdura ao longo de 500 anos, foi fundada em 1514 por Bartolomeu da Costa.

Artur Martins diz que apesar de algumas limitações, a Misericórdia de Castelo Branco tem prestado auxílio aos que mais precisam com a oferta de cuidados e serviços que vão da assistência religiosa às carências económicas, passando pela educação e pela saúde.

Neste sentido, o coordenador da comissão das comemorações do V Centenário, de acordo com a mesa administrativa da instituição, apresentou o plano de ação que se prolonga até junho de 2014.

Assim, no dia 13 de setembro, será inaugurado o monumento ao fundador da instituição, Bartolomeu da Costa, monumento esse que ficará no Largo Dr. Jaime Lopes Dias, em frente ao edifício sede da Misericórdia albicastrense.

Para o mês de outubro está prevista uma exposição sobre o Cortejo de Oferendas de 1947 e 1950 que estará patente ao público na biblioteca municipal de Castelo branco, entre 25 de outubro e 7 de novembro.

O programa segue em novembro, com a realização de uma conferência sobre “ A Criança” e cujo tema será a Criança sobredotada, a realizar no salão nobre da Misericórdia, estando a data ainda por definir.

Posteriormente, no mês de dezembro decorre a festa de Natal, entre os dias 16 e 21, sendo que a 19 de dezembro, será realizado um Concerto de Natal na Sé Catedral de Castelo Branco, uma vez que nesse período a Igreja da Graça (no edifício sede da Santa Casa) estará em obras de restauro.

Em janeiro de 2014, haverá um concerto de Reis a realizar na Sé Catedral e no último dia do mês, decorre o I Encontro de Saúde da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco, subordinado ao tema “Gerontologia”, cuja realização decorre no salão nobre da instituição.

Para o dia de aniversário da Misericórdia, 16 de fevereiro, haverá uma missa solene transmitida pelo canal de televisão TVI, a partir da Sé Catedral de Castelo Branco e será inaugurada a exposição “V Séculos da Santa casa da Misericórdia de Castelo Branco”.

O mês de março, será dedicado a um ciclo de conferências sobre as Obras da Misericórdia e em  abril irá decorrer um concurso escolar de design sobre as Obras da Misericórdia.

Em maio, logo no dia 1, decorre o I Festival da Sopa Solidária e sendo este o mês do Coração, a instituição vai ainda promover várias ações neste âmbito, nomeadamente, com um programa de Envelhecimento Ativo, em data a definir.

Finalmente, para o mês de junho, no dia 1, decorre a Semana da Criança, a 15 de junho haverá uma sessão de Fado Solidário nos claustros da Misericórdia de Castelo Branco e o encerramento das comemorações do V Centenário estão previstas para o dia 30, com a realização de um espetáculo musical no Cine-Teatro Avenida.

 

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!