Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Bloco de Esquerda de Castelo Branco quer referendar o feriado municipal do concelho para definir se deve ser mantido como religioso ou se deve passar a ser efetivamente civil, no dia da cidade.
O Bloco de Esquerda de Castelo Branco quer referendar o feriado municipal do concelho para definir se deve ser mantido como religioso ou se deve passar a ser efetivamente civil, no dia da cidade.
A proposta faz parte do programa eleitoral do partido, que foi apresentado hoje em Castelo Branco.
O feriado municipal de Castelo Branco coincide com a celebração de Nossa Senhora de Mércoles, que acontece duas semanas após a Páscoa.
A cidade assinala também o seu dia a 20 de março, uma data que não é feriado municipal.
O partido não assume uma posição em relação a este tema, propondo apenas a realização do referendo.
O BE quer ainda que a Câmara Municipal de Castelo Branco leve a tribunal o contrato assinado com o Ministério da Segurança Social, em relação ao centro de contacto que funcionou na cidade em instalações construídas pelo município.
O contrato de cedência de instalações para o funcionamento do serviço Via Segurança Social, que chegou a empregar 400 pessoas, era válido por 15 anos, mas o Governo optou por encerrar o centro de contacto em dezembro de 2012.
Entre as dezenas de propostas que fazem parte do programa eleitoral destaca-se ainda um inventário dos prédios da cidade, com o objetivo de penalizar através do Imposto Municipal sob Imóveis os proprietários dos edifícios em abandono, "mantendo a taxa mínima para os ocupados", diz o programa eleitoral.
"Não farei promessas demagógicas e populistas para a caça ao voto e candidato-me porque discordo daqueles que exercem o poder de forma hermética e que dizem ter sempre razão", diz Filipe Lourenço, o cabeça de lista do partido à presidência do município.
O programa eleitoral do partido foi apresentado num dos parques da cidade, na presença da coordenadora do partido Catarina Martins, que visitou uma das escolas do concelho.
A Câmara Municipal de Castelo Branco é gerida há 16 anos pelo socialista Joaquim Morão, que não se recandidata devido à lei de limitação de mandatos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet