Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de setembro de 2013

Vila de Rei apresenta Museu do Fogo e da Resina

Por: Diario Digital Castelo Branco

A dualidade do fogo enquanto elemento de destruição e de civilização foi determinante para a evolução Humana. Procurando expor esta relação antagónica e mágica do Fogo, o Município de Vila de Rei, prepara-se para inaugurar, no próximo dia 19, o Museu do Fogo e da Resina.

A dualidade do fogo enquanto elemento de destruição e de civilização foi determinante para a evolução Humana. Procurando expor esta relação antagónica e mágica do Fogo, o Município de Vila de Rei, prepara-se para inaugurar, no próximo dia 19, o Museu do Fogo e da Resina invocando a memória dos grandes incêndios de 1986 e 2003, que devastaram este município, destruindo uma das mais importantes zonas florestais nacionais.

Este espaço interpretativo assume um importante papel ao mostrar a relação que o fogo teve no “modus vivendi” das comunidades que habitaram e habitam este território, para além de relembrar a importância da floresta e a arte tradicional da exploração da resina.

O Museu do Fogo e da Resina contará ainda com uma homenagem a todos aqueles que mesmo correndo risco de vida, com esforço, empenho e abnegação combatem os fogos que assolam anualmente o nosso país - Os Bombeiros Portugueses!

Concebido pela Glorybox, para o Município de Vila de Rei este Museu, pela sua originalidade e estratégia museográfica inovadora, assume-se desde já como uma referência no panorama museológico português e da região Centro, permitindo ao visitante a conhecer conteúdos qualidade, através de uma interatividade pedagógica e dinâmica.

Este espaço cultural insere-se numa estratégia de inovação e valorização do património local de Vila de Rei, na afirmação da diversidade sociocultural, que se traduz por uma política educativa e pedagógica de transmissão da memória e da identidade local às gerações mais novas e a quem visita Vila de Rei.

Instalado no antigo edifício da Delegação Escolar, e posteriormente do IPJ, este foi totalmente remodelado para acolher esta valência.

A inauguração é no feriado municipal e data em que se comemora a atribuição da Carta de Foral ao Concelho. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!