Por: Diario Digital Castelo Branco
Um Festival de Folclore comemorou no passado domingo os 75 anos da atribuição do Galo de Prata a Monsanto. Este prémio foi recebido em 1938 aquando da conquista do título de “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, num concurso promovido pelo Secretariado Nacional de Informação.
Um Festival de Folclore comemorou no passado domingo os 75 anos da atribuição do Galo de Prata a Monsanto. Este prémio foi recebido em 1938 aquando da conquista do título de “a aldeia mais portuguesa de Portugal”, num concurso promovido pelo Secretariado Nacional de Informação.O Festival decorreu no lugar de Relva, em Monsanto, inserido na Festa de São Sebastião, que decorre anualmente no primeiro fim-de-semana de setembro.
Participaram neste Festival três ranchos convidados, que se juntaram ao grupo organizador, o Rancho Folclórico de Monsanto. Foram eles o Grupo Folclórico de Taveiro, do distrito de Coimbra, o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo, do concelho de Tondela e o Rancho Folclórico “Os Loureiros” da Lardosa, concelho de Castelo Branco.
Antes de iniciarem as atuações foi recordado o concurso que distinguiu a “aldeia mais portuguesa de Portugal” e o presidente da Junta de Freguesia de Monsanto, Adelino Régio, apresentou uma réplica do Galo de Prata. Esta réplica irá acompanhar o Rancho Folclórico de Monsanto nas suas atuações, dado o valor da peça original.
Houve também lugar para a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que enalteceu a juventude dos elementos que integram o Rancho Folclórico de Monsanto. “Esta vitalidade”, segundo o autarca, “demonstra o interesse das gerações mais novas pela etnografia, e é essencial para a preservação e valorização da cultura local”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet