Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 3 de setembro de 2013

Idanha-a-Nova: Inaugurado Centro Interpretativo da Biodiversidade em Segura

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Centro Interpretativo da Biodiversidade (CIB) Terras de Idanha foi inaugurado no passado sábado, dia 31 de Agosto, na aldeia de Segura. 

 

O Centro Interpretativo da Biodiversidade (CIB) Terras de Idanha foi inaugurado no passado sábado, dia 31 de Agosto, na aldeia de Segura.

O novo equipamento permite descobrir a elevada diversidade biológica existente no concelho de Idanha-a-Nova, composto por habitats tão distintos como zonas rochosas, estepes, montados, mosaicos agrícolas, cursos de água, açudes, olivais e matagais.

O espaço, criado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e apoiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), através do projeto Tejo Internacional, está instalado num antigo posto fronteiriço da Guarda Fiscal, junto à ponte romana de Alcântara.

Sustentado por painéis, equipamentos multimédia e interativos, réplicas e exemplares representativos da fauna, flora e património geológico de Idanha-a-Nova, o CIB procura despertar o visitante para trilhar os caminhos da biodiversidade deste território.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a localização estratégica do espaço, no Parque Natural do Tejo Internacional e a escassos quilómetros da povoação de Alcântara, um dos locais mais visitados em toda a Extremadura espanhola, contribui para torná-lo um centro vivo, apto a receber muitos visitantes.

Armindo Jacinto adianta que, nesse sentido, será em breve aberto, um centro de acolhimento a poucos metros do CIB, em instalações que serviram de habitação aos guardas fiscais. Este  espaço, será dinamizado com a colaboração de empresários locais e irá acolher grupos de crianças e de visitantes.

A inauguração do CIB contou com a presença do diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Rui Costa Melo, que destacou as mais-valias do projeto para a divulgação da biodiversidade existente no Parque Natural do Tejo Internacional e no concelho de Idanha-a-Nova.

Entre os atrativos do Centro Interpretativo da Biodiversidade destaque para um monitor onde é possível observar, em permanência, os ninhos de cegonha-negra e de grifo, por via da colocação de duas câmaras de vídeo nas escapas do rio Erges, que constituem zonas de nidificação para as grandes aves ripícolas.

O CIB possui ainda um espaço para exposições temporárias e uma loja de produtos regionais, onde os visitantes podem degustar e comprar, entre outras iguarias, os melhores queijos, azeites, enchidos e mel da região, dos produtores integrados na marca “Terras de Idanha”.

É ainda possível obter informações sobre a Rotas das Minas, percurso pedestre em Segura, um dos vários existentes no concelho de Idanha-a-Nova.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!