Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Governo aprovou hoje a classificação de seis edificações/sítios como monumentos nacionais, como a Ponte de Arrábida, entre Porto e Vila Nova de Gaia, o Castelo de Penamacor ou o Cromeleque de Vale de Maria do Meio, em Évora.
O Governo aprovou hoje a classificação de seis edificações/sítios como monumentos nacionais, como a Ponte de Arrábida, entre Porto e Vila Nova de Gaia, o Castelo de Penamacor ou o Cromeleque de Vale de Maria do Meio, em Évora.
Além destes três novos monumentos nacionais, o Governo decidiu também classificar o Santuário de São João de Arga, em Caminha, o Abrigo do Lagar Velho, em Leiria, e o Menir da Tapada, em Castelo de Vide.
A nota do Conselho de Ministros sublinha que a Ponte de Arrábida, projetada por Edgar Cardoso e erguida entre 1956 e 1963, “é classificada como monumento nacional no ano em que se comemora o centenário do nascimento” daquele engenheiro e “o cinquentenário da inauguração da própria ponte”.
O Cromeleque de Vale de Maria do Meio, outro novo monumento nacional, situa-se na Herdade de Vale de Maria do Meio, freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor, concelho e distrito de Évora.
Sobre o Santuário de São João de Arga, em Arga de Baixo, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, o Governo explica ter sido “levantado numa zona de rochas escarpadas” e que, oferecendo uma “panorâmica privilegiada sobre o curso final do rio Minho, constitui um lugar de culto de indiscutível relevância histórica, arquitetónica e etnográfica”.
Por outro lado, o Abrigo do Lagar Velho, na margem esquerda da ribeira da Caranguejeira, Vale do Lapedo, freguesia de Santa Eufémia, concelho de Leiria, “documenta vestígios relacionados com a frequentação do local por grupos de caçadores-recoletores nómadas durante o Paleolítico Superior”.
O Castelo de Penamacor, também denominado Fortaleza de Penamacor, encontra-se no Lugar do Cimo da Vila, Penamacor.
O Menir da Meada, ainda de acordo com a nota do Conselho de Ministro, situa-se na Tapada do Cilindro, freguesia de Santa Maria da Deveza, concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, e terá sido erguido no intervalo de tempo correspondente aos períodos Neolítico e Calcolítico.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet