Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 13 de maio de 2013

Idanha-a-Nova: Três mil litros de sopa consumidos em Proença-a-Velha

Por: Tiago Carvalho

O maior festival de sopas do país regressou este fim de semana a Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova. O evento, que todos os anos leva milhares de pessoas a esta aldeia, contou com uma centena de sopas a concurso.

 

O maior festival de sopas do país regressou este fim de semana a Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova. O evento, que todos os anos leva milhares de pessoas a esta aldeia, contou com uma centena de sopas a concurso.

Mais de três mil litros de sopa foram distribuídos pelas milhares de pessoas que aproveitaram o fim de semana para visitar a 11ª edição do Festival das Sopas, segundo números da organização.

O evento que decorre anualmente em Proença-a-Velha aliou-se, este ano, ao 11º Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina, que habitualmente acontece em outubro.

O domingo foi o dia mais concorrido, com a prova das sopas a concurso a encher o recinto do festival. Milhares de pessoas saborearam e votaram num total de 100 sopas tradicionais, todas elas do concelho de Idanha-a-Nova.

“É o maior festival de sopas do país, com uma centena de sopas a concurso. Tudo somado são mais de três mil litros de sopa, oferecidas a todos os que vêm a Proença-a-Velha provar esta riqueza gastronómica da região e de Portugal”, disse ao POVO DA BEIRA o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto, que saboreava uma das sopas a concurso, afirmou que estas receitas têm um “elevado valor cultural, que não se pode perder”. “Em tempos difíceis, quando as carnes não chegavam a casa de muitas famílias, as mulheres recorriam à criatividade para alimentar bem as famílias. Usavam nas sopas muitas leguminosas, por serem ricas em proteínas”, recordou.

Particulares, instituições e restauração de todo o concelho de Idanha-a-Nova competiram no apuramento das melhores sopas. A maior representação foi, como habitualmente, da freguesia de Proença-a-Velha, que apresentou 53 sopas a concurso.

O Festival das Sopas teve, nesta edição, um atrativo extra, coincidindo, pela primeira vez, com o tradicional Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertina. “Foi uma junção que fez sentido, dado que estes instrumentos e esta animação musical também fazem parte da cultura etnográfica e cultural do concelho”, explicou Armindo Jacinto.

Como todos os eventos temáticos organizados pela Câmara de Idanha-a-Nova, em parceria com as freguesias do concelho, este festival também visou “estimular a economia” local, disse o autarca.

“Nestes tempos difíceis, conseguimos com as feiras trazer pessoas ao nosso território, onde podem comprar produtos da região, tais como queijos, enchidos, pães, bolos ou artesanato. Ajudam os produtores, mas também a hotelaria, a restauração e a animação turística”, concluiu o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

    Os vencedores foram:   Categoria - Restauração: Tasquinha do Manteigas (Idanha-a-Nova), com uma Sopa de Cogumelos   Categoria - Instituições: ACDL do Ladoeiro, com uma Sopa de Peixe   Categoria - Particulares: Joana Dias (Proença-a-Velha), com uma Sopa de Peixe

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!