Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de maio de 2013

Covilhã e Fundão juntam-se em concurso para baixar a fatura da eletricidade

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As câmaras da Covilhã e Fundão assinaram hoje um protocolo para contratação conjunta de fornecimento de energia, com o qual esperam poupar na fatura de eletricidade.

 

As câmaras da Covilhã e Fundão assinaram hoje um protocolo para contratação conjunta de fornecimento de energia, com o qual esperam poupar na fatura de eletricidade.

Em vez de abrirem concurso cada um por si, os dois municípios juntam-se para terem maior dimensão na negociação junto dos fornecedores de energia elétrica.

O preço base do caderno de encargos que levam a concurso é de cinco milhões de euros para 18 meses, cinco por cento abaixo do total daquilo que a Covilhã e Fundão pagam atualmente.

Os presidentes das duas câmaras, os sociais-democratas Paulo Fernandes (Fundão) e Carlos Pinto (Covilhã), esperam, no entanto, que a concorrência entre operadores faça com que a poupança alcançada com o concurso venha a ser ainda maior.

O protocolo hoje assinado na Câmara do Fundão surge no âmbito de um Pacto de Cooperação para a Cova da Beira.

Segundo Paulo Fernandes, "há uma extraordinária concertação" e "diálogo permanente" entre os dois municípios para "deteção de oportunidades nas áreas financeiras", nomeadamente no próximo quadro comunitário de apoio.

Carlos Pinto diz que os ganhos do protocolo "vão mais além" daquilo que for a redução na fatura da eletricidade, porque o documento representa "o início de um caminho para descobrir sinergias" - sobretudo perante "uma conjuntura de diminuição de recursos" disponíveis para os municípios.

"Podemos fazer face a este quadro procurando escala na aquisição de bens e serviços e, numa fase posterior, na gestão conjunta" de serviços municipais, acrescentou.

De acordo com os dois autarcas, uma das áreas que está a ser desenvolvida e que poderá ter resultados em breve diz respeito ao setor do turismo.

O protocolo hoje assinado diz respeito ao fornecimento de energia elétrica em regime livre, para instalações alimentadas em baixa tensão normal e especial, média tensão e iluminação pública, nos dois concelhos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!