Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O município de Vila Velha de Ródão vai promover, de 17 a 19 de maio, o I Festival das Sopas de Peixe, anunciou hoje o executivo em conferência de imprensa. A presidente da Câmara explicou que esta "é uma aposta nos recursos endógenos da região, valorizando um produto diferenciador e típico como as sopas de peixe de Vila Velha de Ródão".
O município de Vila Velha de Ródão vai promover, de 17 a 19 de maio, o I Festival das Sopas de Peixe, anunciou hoje o executivo em conferência de imprensa.
A presidente da Câmara explicou que esta "é uma aposta nos recursos endógenos da região, valorizando um produto diferenciador e típico como as sopas de peixe de Vila Velha de Ródão".
O objetivo é, "através da gastronomia de excelência, atrair visitantes e tornar maio o mês das sopas de peixe na região da Beira Baixa", afirmou Maria do Carmo Sequeira.
A particularidade deste prato é que "não é a sopa de peixe, da forma como se conhece hoje em dia nos restaurantes, nem é miga de peixe. Trata-se de um prato que foi, devido à proximidade com os rios Tejo, Ocreza e Ponsul, a base do sustento de várias gerações noutros tempos".
Maria do Carmo Sequeira lembrou que este prato esteve presente na sua infância. "Era uma festa quando se faziam as sopas de peixe, aproveitando o pão duro, que sobrava do que se cozia semanalmente".
As fatias de pão eram colocadas num recipiente de cortiça (para manter a temperatura) e embebidas com o caldo em que se cozia o peixe que acompanhava estas sopas, o barbo ou a carpa. E é esta iguaria que Vila Velha de Ródão quer replicar e promover, num evento ao qual associa a divulgação de outros produtos regionais considerados de excelência, como o azeite, o mel, os queijos e os enchidos, patentes numa mostra na Casa de Artes e Cultura do Tejo, durante os dias do Festival, mas disponíveis para aquisição no comércio local ou diretamente nos produtores.
O evento, que tem organização conjunta da autarquia de Vila Velha de Ródão, Progestur, Adraces e Naturtejo, "pretende envolver as diferentes áreas de negócio do concelho ligadas ao turismo, como a restauração, enologia, gastronomia, artesanato, hotelaria. E todos os seus agentes, desde produtores, chefes de cozinha, artesãos e artistas".
O I Festival das Sopas de Peixe apresenta uma programação transversal, com atividades lúdicas, animação de rua, animação musical e danças tradicionais, “workshops” e “showcooking”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet