Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de maio de 2013

Castelo Branco: Escola Dr. Lopes Dias comemora mês do coração com rastreios gratuitos à população

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, através do Curso de Cardiopneumologia, vai realizar, durante todo o mês de maio, Rastreios Cardiovasculares e Respiratórios gratuitos.

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, através do Curso de Cardiopneumologia, vai realizar, durante todo o mês de maio, Rastreios Cardiovasculares e Respiratórios gratuitos.

Inseridos no âmbito da comemoração do mês do Coração, serão realizados exames de cardiologia (eletrocardiograma, holter e ultrassonografia cardíaca), exames da circulação dos vasos do pescoço e da aorta abdominal, prevalência de hipertensão arterial (HTA) e provas de função respiratória ou estudo do sono.

De referir que as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortalidade e morbilidade na sociedade moderna sendo de extrema importância a deteção e o controlo destas patologias e dos seus fatores de risco.

Os exames de cardiologia têm como população alvo indivíduos com patologia cardíaca, antecedentes de enfarte agudo do miocárdio, sintomas como palpitações, tonturas e cansaço fácil.

Num estudo realizado na cidade de Castelo Branco, por alunos e docentes do curso de Cardiopneumologia da ESALD, a prevalência de doença arterial periférica é de 17.5% com predomínio no género masculino. Assim, as pessoas que sentem dor nas pernas ao caminhar, queda de pelos e unhas ou feridas nos pés poderão realizar avaliação da circulação arterial dos membros inferiores. No decorrer destas atividades serão ainda realizados exames da circulação dos vasos do pescoço e da aorta abdominal, cujo valor de prevalência é de 55.4% na cidade de Castelo Branco para a doença das artérias carótidas, de acordo com os dados obtidos pelo mesmo grupo de investigadores da ESALD.

Outra investigação realizada pelo curso de Cardiopneumologia do IPCB/ESALD e publicada na revista da sociedade portuguesa de hipertensão observou que a prevalência de hipertensão arterial (HTA) na população de Castelo Branco é de 62.4% pelo que, durante o mês de maio serão realizados exames para monitorização da pressão arterial de forma a avaliar indivíduos com esta patologia.

Finalmente e porque as perturbações do sono e respiratórias são cada vez mais frequentes, sendo por isso importante o seu diagnóstico precoce, ao longo do mês de maio serão também efetuadas provas de função respiratória ou estudo do sono que podem ajudar ao seu diagnóstico.

A sintomatologia de patologia do sono pode variar desde cansaço, sonolência excessiva, adormecer facilmente ou até o ressonar. Já as doenças pulmonares, como asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), enfisema pulmonar ou até doenças respiratórias como consequência à exposição a químicos podem apresentar sintomatologia variada como a falta de ar e cansaço. Para mais informações ou marcação de exames ligue 272 340 563.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!