Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 21 de abril de 2013

Covilhã : Grupo limpa mato na Serra da Estrela com ajuda das últimas neves

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Um grupo de cerca de 30 pessoas provocou ontem fogo controlado na Serra da Estrela para limpar mato e renovar pastagens, em terrenos que estiveram cobertos com neve e encharcados até às últimas semanas.

 

Um grupo de cerca de 30 pessoas provocou ontem fogo controlado na Serra da Estrela para limpar mato e renovar pastagens, em terrenos que estiveram cobertos com neve e encharcados até às últimas semanas.

Sapadores, bombeiros e técnicos especializados esperam cobrir 54 hectares do Parque Natural, apoiados com máquinas e utensílios numa iniciativa da associação do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã.

O método de fogo controlado em solo encharcado, aproveitando a neve que ainda se avista nalguns pontos mais altos e o degelo, está a ser incentivado junto das entidades que gerem o território da montanha.

O manto branco criou "as condições para que o efeito do fogo não seja tão severo para os ecossistemas subterrâneos", explicou Hugo Saturnino, técnico de fogo controlado.

Provocar fogo controlado nesta altura, antes que os terrenos sequem, permite limpar "a camada superficial" da vegetação e deixar o subsolo quase intacto, com uma estrutura pronta a florescer em breve.

"A ideia é criar uma rotina anual de renovação das pastagens" por esta altura do ano, para evitar "queimadas descontroladas no verão" que podem causar incêndios florestais, referiu Hugo Saturnino.

A ideia é apoiada por David Bizarro, técnico da associação do Baldio de Cortes do Meio.

Esta ação no planalto junto às Penhas da Saúde permite renovar o cervum, erva típica das terras altas, ideal para alimentar as ovelhas e cabras da zona, porque dá um sabor típico à carne e ao leite.

"No pico do verão chegamos a ter 3.000 a 3.500 cabeças de gado a pastar nesta zona", relatou David Bizarro à Lusa.

A ação de fogo controlado serve também para proteger ecossistemas integrados na Rede Europeia de Conservação de Habitats - Rede Natura 2000, como é o caso das áreas de cervunais.

A iniciativa junta o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Força Especial de Bombeiros "Canarinhos", o município da Covilhã e as equipas de sapadores florestais do Baldio de Cortes do Meio.

A associação do Baldio faz a gestão de uma área de vegetação na Serra da Estrela superior a 450 hectares.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!