Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de abril de 2013

Castelo Branco: Fenprof admite contestar agrupamentos com greve e tribunais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, junta-se hoje às reuniões sindicais dos professores do distrito de Castelo Branco, que se unem para contestar os recém-criados agrupamentos na região e ameaçam avançar para os tribunais e para uma greve para os contestar.

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, junta-se hoje às reuniões sindicais dos professores do distrito de Castelo Branco, que se unem para contestar os recém-criados agrupamentos na região e ameaçam avançar para os tribunais e para uma greve para os contestar.

Depois de, no início de abril, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) ter dado por concluído o processo de agregação de escolas e agrupamentos de escolas, com a criação de novos 18 agrupamentos, a Federação Nacional de Professores (Fenprof) junta-se aos docentes da região, nas críticas às novas unidades orgânicas no distrito.

“Os professores não desistem de levar por diante a sua contestação, pois consideram os mega-agrupamentos verdadeiras aberrações pedagógicas que, no plano educativo, são irracionais e, no organizacional, um completo desastre. Razões mais do que suficientes para se manifestarem contra a sua constituição”, defende a Fenprof, em comunicado.

A federação de professores sublinha ainda que estes agrupamentos foram criados “contra a vontade da generalidade das entidades envolvidas”, ou seja, municípios e escolas, “que, apesar de se terem manifestado contra a proposta do MEC, viram a sua posição completamente cilindrada pelos decisores políticos”.

“Por essa razão, serão realizadas, para já, reuniões sindicais nas escolas e agrupamentos de Castelo Branco com o objetivo de definir um processo de luta a desenvolver pelos professores, podendo passar pelo recurso aos tribunais e pela realização de greve em data próxima”, adiantou a Fenprof.

Mário Nogueira vai estar presente em duas reuniões sindicais marcadas para hoje: uma na sede do Agrupamento Cidade de Castelo Branco, pelas 10:00, e outra na Escola Secundária Nuno Álvares, pelas 14:30.

No distrito de Castelo Branco, a 4.ª fase do processo de agregações desenvolvido pelo MEC levou à criação de três novos agrupamentos, dois no concelho de Castelo Branco, o outro, na Covilhã.

Dois desses novos agrupamentos são compostos por três escolas. A nova unidade na Covilhã tem, entre as três escolas que a compõem, 1677 alunos a cargo.

Em Castelo Branco a unidade que resultou da agregação de uma escola secundária e de um agrupamento de escolas têm 1710 alunos a cargo.

A terceira das novas unidades orgânicas em causa, também em Castelo Branco, resultou da agregação de uma escola secundária e de dois agrupamentos de escolas, e engloba 2627 alunos.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!