Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O queijo de mistura curado de Proença-a-Nova é a principal atração da nova loja na Internet que desde a última semana vende exclusivamente produtos daquele concelho.
O queijo de mistura curado de Proença-a-Nova é a principal atração da nova loja na Internet que desde a última semana vende exclusivamente produtos daquele concelho.
Só o queijo já soma perto de 300 visualizações numa montra aberta para o mundo que inclui mel, azeite, vinho, doçaria, bordado, alojamento em espaços turísticos, entre outros artigos, disse à Lusa fonte do município.
A loja “online” Origem Proença-a-Nova ( www.proencanovaorigem.pt ) é uma iniciativa da câmara e destina-se exclusivamente aos empresários ou artesãos que tenham o selo especial, criado pela autarquia, para os produtos locais.
As entregas são feitas por serviço Expresso dos correios, entre as 09:00 e as 18:00 dos dias úteis, no prazo de 48 horas após a receção do comprovativo do pagamento da encomenda.
Na primeira semana de funcionamento, a maioria das encomendas têm sido feitas desde Lisboa, de acordo com os dados do município, segundo os quais até há compras feitas dentro do concelho.
Do lado de quem produz, já há mais artigos prontos para entrar na loja dentro de dias: doces, compotas, velas de cera natural e estadias numa unidade de alojamento.
No portal encontra-se o manual da marca e a ficha de inscrição para produtores que queiram aderir.
A gestão da loja é feita pelo Centro de Ciência Viva, associação que tem como sócios a Câmara e a agência nacional Ciência Viva.
No futuro, a autarquia pretende que a gestão seja feita "pelos produtores locais", explicou à Lusa o presidente João Paulo Catarino.
O autarca encara a loja na Internet como "mais uma tentativa da câmara de ajudar os produtores locais" e torná-los "competitivos".
Registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a marca Proença-a-Nova Origem, com símbolo próprio, é um selo que certifica a origem dos produtos e serviços locais e essa certificação "será sempre feita pela Câmara".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet