Por: Cristina Valente
A Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova vai a votos no próximo dia 20. Com apenas uma lista concorrente, Adelino Minhós vai continuar à frente da Associação.
A partir de agora, e segundo os novos estatutos, o mandato é de quatro anos e existe a direção só pode fazer dois mandatos consecutivos.
Adelino Minhós lidera a única lista candidata aos órgãos sociais da Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova.
As eleições que se realizam no próximo dia 20, decorrem já com os novos estatutos em vigor. Estatutos que limitam o número de mandatos a dois, e aumenta a sua duração de três para quatro anos.
O presidente da direção, faz um balanço positivo do trabalho realizado, “tenho a sensação de missão cumprida, acho que se fez um bom mandato”.
“Dêmos uma dinâmica diferente à Associação” afirma Adelino Minhós ao POVO DA BEIRA.
Apesar de considerar de grande parte dos objetivos propostos foram alcançados, Adelino Minhós diz que ainda há muito a fazer, “a recandidatura surge do sentimento de que há um trabalho a terminar”.
Reforçar as relações entre associados de forma a criar um núcleo forte é um dos aspetos que Adelino Minhós quer ver reforçado no seu segundo mandato. “Este é um trabalho que não se faz de um dia para o outro, mas parece-nos fundamental para que os que tem os seus negócios consigam sobreviver”.
Apesar de considerar que os associados estão hoje mais unidos do que estavam a alguns anos atrás, acredita que é preciso dinamizar ainda mais a comunicação entre associados e associação, “agiliza-la o mais possível para que a representatividade seja rápida na defesa dos interesses de todos”.
Situações complicadas de associados chegam quase todos os dias à associação, Adelino Minhós admite que em algumas situações a associação pouco pode fazer, “não podemos intervir diretamente, e quando mais nada há a fazer só podemos dar uma palavra de alento e amizade”.
A lista que vai a sufrágio no próximo dia 20, é composta por todos os elementos da atual direção, com entrada de três novos elementos, António Joia, de Idanha-a-Nova, “uma entrada que vem colmatar uma falta na atual direção, que é a falta de representatividade do concelho de Idanha-a-Nova”. Entram também Sandra Fernandes, da Lavandaria Expresso, e João Carrega da RVJ.
Estacionamentos cobertos mais barato pode ajudar pequeno comercio.
“A comodidade dos consumidores é importante é o facto de num futuro próximo os estacionamentos cobertos poderem ser mais baratos vem ajudar os comerciantes da zona” diz Adelino Minhós.
O facto de os estacionamentos estarem dependentes da autarquia pode inclusive criar alternativas, nomeadamente algumas promoções, “ abre-se um leque de possibilidades que podem vir a beneficiar a zona central da cidade, e motivar os consumidores a fazer aqui as suas compras” o responsável da ACICB considera esta situação uma “ótima ferramenta de otimização do centro da cidade”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet