Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 7 de março de 2013

Conselho Empresarial do Centro constitui primeiro de oito conselhos empresariais regionais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Conselho Empresarial do Centro (CEC) constitui, na sexta-feira, o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC), o primeiro de oito organismos regionais, que vai reunir associações comerciais e industriais de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mealhada.

 

O Conselho Empresarial do Centro (CEC) constitui, na sexta-feira, o Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC), o primeiro de oito organismos regionais, que vai reunir associações comerciais e industriais de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mealhada.

Em declarações à agência Lusa, José Couto, presidente do CEC, justificou a criação do Conselho Empresarial da Região de Coimbra com a reorganização administrativa do território em curso, que vai levar à necessidade das associações empresariais passarem a relacionar-se "mais estreitamente" com as comunidades intermunicipais.

"Cada vez mais, a liderança das regiões é das comunidades intermunicipais e as associações empresariais vão ter de se relacionar com elas, em termos de território, para captação de investimento e geração de emprego", afirmou José Couto.

O processo que levou à constituição do CERC - cujo memorando será assinado pelos presidentes da direção das associações comercial e industrial de Coimbra, Figueira da Foz e Mealhada e pela AEC (Associação Empresarial de Cantanhede) - iniciou-se há pouco mais de um ano, em dezembro de 2011, e vai permitir a criação de uma entidade que reúne, à partida, cerca de 3.000 empresários.

Depois de Coimbra, o CEC pretende constituir o Conselho Empresarial de Viseu, "também já em fase muito avançada", e organismos idênticos nas regiões de Aveiro e da Beira Interior e Serra da Estrela.

Em fase de conversações, segundo José Couto, está a constituição dos organismos regionais na zona do Oeste, Leiria e Tejo/Castelo Branco.

A assinatura do memorando de constituição do Conselho Empresarial da Região de Coimbra está agendada para as 20:30 de sexta-feira, na Casa do Paço, Figueira da Foz, sede da Associação Comercial e Industrial local, numa cerimónia que deverá ser presidida pelo secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!