Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 6 de março de 2013

Penamacor vai constituir associação em honra do médico Ribeiro Sanches

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Penamacor recebe amanhã, quinta-feira, a primeira reunião para a constituição da Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches, no dia em que passam 314 anos do nascimento do médico e cientista natural daquele concelho.

 

Penamacor recebe amanhã, quinta-feira, a primeira reunião para a constituição da Sociedade dos Amigos de Ribeiro Sanches, no dia em que passam 314 anos do nascimento do médico e cientista natural daquele concelho.

A ideia surgiu após um colóquio sobre Ribeiro Sanches, organizado em janeiro pela Adraces - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul.

Lopes Marcelo, que está a dinamizar a futura associação, diz que ainda há um grande desconhecimento em relação à vida e obra do médico, que no século XVIII foi clínico pessoal da corte russa e participou na primeira enciclopédia moderna.

Da reunião de quinta-feira deverá sair uma comissão pró-dinamizadora para avançar com a escritura dentro de alguns meses, existindo já uma proposta de estatutos.

"O objetivo é que a partir de quinta-feira esta ideia fique assumida como uma iniciativa de grupo", explica Lopes Marcelo.

A promoção de eventos culturais e de atividades junto das escolas são algumas das ideias iniciais.

A associação também poderá vir a assumir o apoio a uma estrutura pública de divulgação da figura de Ribeiro Sanches, aproveitando a intenção da Câmara Municipal de Penamacor de instalar uma casa dedicada ao médico, cujo parecer prévio foi aprovado pelo município em 2011.

António Nunes Ribeiro Sanches nasceu a 07 de março de 1699 em Penamacor e estudou Direito na Universidade de Coimbra, e Medicina em Salamanca, Espanha.

Em 1726 fugiu do país para escapar à perseguição aos judeus, passando pela Holanda, Rússia e França, entre outros países.

Foi membro das academias de ciência de São Petersburgo (Rússia) e Paris (França), vindo a falecer em 1783 na capital francesa.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!