Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 15 de fevereiro de 2013

Covilhã : Cinco vereadores vão inviabilizar reunião em contestação a Carlos Pinto

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cinco vereadores da Câmara da Covilhã anunciaram ontem que vão faltar à reunião do executivo de sexta-feira, inviabilizando assim o encontro, e acusam o presidente Carlos Pinto (PSD) de não agendar temas que propuseram para votação.

 

Cinco vereadores da Câmara da Covilhã anunciaram ontem que vão faltar à reunião do executivo de sexta-feira, inviabilizando assim o encontro, e acusam o presidente Carlos Pinto (PSD) de não agendar temas que propuseram para votação.

Os vereadores, três do PS e outros dois eleitos pelo PSD, mas em rutura com o presidente, representam a maioria dos nove membros do executivo, pelo que, se não estiverem presentes, não haverá o mínimo de presenças para o encontro decorrer.

Em causa está o facto de ainda não ter sido agendada uma proposta apresentada há várias semanas pelo vereador João Esgalhado, segundo membro eleito pelo PSD, para reforço da iluminação pública junto à fábrica de lanifícios Tessimax.

A unidade é uma das maiores empregadoras da região e terá feito chegar a preocupação junto do autarca, "por questões de segurança", em especial "nos turnos da noite", referiu João Esgalhado, que acusa o presidente da câmara de autoritarismo ao não agendar propostas de outros vereadores.

O vereador Pedro Silva, outro eleito pelo PSD em rutura com Carlos Pinto, estará ausente da Covilhã por motivos profissionais, mas diz-se solidário com os restantes quatro vereadores, ao contestarem a falta de agendamento do tema.

Os três vereadores do PS anunciaram hoje em comunicado que não estarão presentes e acusaram ainda o presidente de "persistir em não respeitar a lei e a vontade" da maioria dos membros do executivo.

O PS acusa ainda o autarca de na última semana ter desmarcado "ilegalmente" uma reunião extraordinária, pedida pelos cinco vereadores, para discussão do regimento de funcionamento da câmara.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da autarquia, Carlos Pinto, disse que a informação de que dispõe indica que os vereadores vão estar na reunião de sexta-feira, sem acrescentar mais detalhes.

A reunião de sexta-feira da Câmara da Covilhã está marcada para a freguesia do Ourondo, sendo um dos encontros descentralizados regulares do executivo municipal.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!