Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 1 de fevereiro de 2013

Fundão estuda benefícios fiscais para quem entregar terras para projetos agrícolas

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara do Fundão está a estudar benefícios fiscais e outros apoios para quem alugar ou ceder terras para projetos agrícolas que criem emprego, anunciou hoje o presidente do município, Paulo Fernandes.

 

A Câmara do Fundão está a estudar benefícios fiscais e outros apoios para quem alugar ou ceder terras para projetos agrícolas que criem emprego, anunciou hoje o presidente do município, Paulo Fernandes.

O autarca falava na sessão de abertura da 3.ª Conferência do Setor Agroalimentar, promovida pelo Jornal do Fundão.

Entre outras medidas, a autarquia está a estudar descontos nos impostos municipais sobre a propriedade rústica para proprietários que "aluguem a terra" ou a cedam de outras formas "a projetos com criação líquida de postos de trabalho na área agrícola".

"São fórmulas pequenas", reconheceu o autarca, mas que apontam para o que considera um objetivo maior, a "reavaliação" e reorganização "das propriedades".

Paulo Fernandes acredita que a área servida pelo Regadio da Cova da Beira pode ser vendida como um espaço para desenvolvimento de projetos agrícolas com baixos custos de produção, por exemplo, ao nível do preço da água.

A área beneficiada pelo Regadio da Cova da Beira ronda os 10 mil hectares, mas as terras regadas de 1.246 beneficiários abrangem 33,26 hectares.

"Fiscalidade inteligente" e "melhorar a extensão agrícola" são duas das ideias-chave para promover novos projetos, sublinhou.

Adelina Martins, diretora de Agricultura e Pescas da Região Centro, também presente na conferência, sublinhou que o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) já aprovou 548 projetos na Cova da Beira no atual quadro comunitário de apoio, que correspondem a um investimento de 51 milhões de euros.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!