Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai contratar 34 investigadores para novos projetos orçados em 1,2 milhões de euros que vão arrancar em abril, revelou hoje a vice-reitora Ana Paula Duarte.
A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai contratar 34 investigadores para novos projetos orçados em 1,2 milhões de euros que vão arrancar em abril, revelou hoje a vice-reitora Ana Paula Duarte.
Os novos lugares para bolseiros de investigação serão atribuídos através de concurso e os trabalhos vão decorrer ao longo de dois anos.
O reforço vai permitir ter 90 cientistas ligados a sete unidades de investigação da UBI a desenvolver três projetos na área de doenças relacionadas com a idade, um outro na área da comunicação e outro ainda no âmbito da aeronáutica.
Na área da saúde, vai ser estudado na Covilhã o efeito das hormonas e mediadores inflamatórios nas doenças relacionadas com o envelhecimento, vão ser aprofundadas tecnologias de purificação e libertação de biofármacos, assim como a monitorização de medicamentos no organismo.
Os laboratórios de Comunicação (LabCom) e informática da UBI vão investigar como se articulam as noções do que é público e privado nas atitudes culturais, éticas e políticas em redes sociais e comunicações moveis.
A área da aeronáutica vai explorar a implementação de sistemas de transporte amigos do ambiente, desde as aeronaves até às estruturas envolventes, como é o caso de aeroportos.
O investimento de 1,2 milhões de euros vai servir quase todo para suportar as equipas de investigadores.
As aplicações da UBI fazem parte de um total de 22 projetos financiados pelo Programa Operacional (PO) regional ?Mais Centro' e apresentados na sexta-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Regional do Centro (CCDRC) em Coimbra.
Para além do impulso na investigação científica e criação de conhecimento, Ana Paula Duarte acredita que os novos projetos vão ter impacto na "fixação de recursos humanos qualificados na região".
Vão também permitir "desenvolver algumas infraestruturas", caso do UBI Medical - Parque de Ciência e Tecnologia de Saúde, cujas instalações estão em fase de acabamento, na Covilhã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet