Festival de Música da Beira Interior volta a ser um sucesso

Chegou ao fim o XII Festival de Música da Beira Interior com o Concerto da Beira Interior 2017, no TMG – Teatro Municipal da Guarda e com lotação esgotada.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-06-18 06:20
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Chegou ao fim o XII Festival de Música da Beira Interior com o Concerto da Beira Interior 2017, no TMG – Teatro Municipal da Guarda e com lotação esgotada.

Estiveram em palco 220 participantes (9 escolas e 1 associação do ensino artístico da Região da Beira Interior, vertente música erudita) entre os quais 6 adufeiras de Idanha-a-Nova e o Barítono convidado Luís Rodrigues.

O Troféu Testemunho, este ano, foi entregue ao Concertino Beatriz Moura do Conservatório Regional de Música da Covilhã. Recordamos que este troféu representa toda a orquestra e restantes participantes.

O Concerto da Beira Interior 2017 foi apresentado em duas partes com um intervalo de 15 minutos. As obras apresentadas foram, na I Parte - Orquestra Sinfónica, que apresentou Bruma, Luís Cipriano (1964) e Suite Alentejana nº1, Luiz de Freitas Branco (1890-1955).

Na 2ª Parte – Orquestra Sinfónica, Coro Misto, Coro Infantil e Barítono Solo estreou “Monsanto”, Luís Cipriano (1964) obra foi inspirada no poema sinfónico de João Morgado do “Cerco ao Castelo de Monsanto”. 

“Monsanto” é composta por cinco andamentos e a Direção esteve a cargo de Bruno Martins.

Para reforços da orquestra sinfónica a Scutvias- Autoestradas da Beira Interior convidou alunos da região, que neste momento, estão no ensino superior na ESML – Escola Superior de Música de Lisboa, ESMAE – Escola Superior de Música de Artes e Espetáculos, Metropolitana, Universidade de Aveiro e JOBRA (Escola Profissional de Albergaria a Velha).

 Este ano assistiram aos concertos do festival cerca de 1900 espetadores nas cidades de Abrantes, Castelo Branco, Guarda e vila de Mação.

PUB

PUB

PUB

PUB