Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Maior exposição de réplicas de dinossauros patente até final de Outubro no Nercab Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Maior exposição de réplicas de dinossauros patente até final de Outubro no Nercab

Já esta aberta a Dino-Expo, a maior exposição itinerante do Mundo. A exposição com esqueletos e réplicas de dinossauros está patente no pavilhão do Nercab até 30 de Outubro.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-29 11:55
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Já esta aberta a Dino-Expo, a maior exposição itinerante do Mundo. A exposição com esqueletos e réplicas de dinossauros está patente no pavilhão do Nercab até 30 de Outubro.

Durante sete meses, são esperados milhares de visitantes nesta exposição organizada pela empresa intermunicipal Naturtejo e os holandeses da Creatures & Features.

"Esta é a maior exposição itinerante de dinossauros do mundo, que nunca antes fora reunida. As exposições realizadas na China e no Museu de História Natural de Londres têm normalmente sete a dez dinossauros em exposição, por exemplo", disse Carlos Neto Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo.

Parte desta exposição já esteve patente noutras partes do globo, nomeadamente na Bélgica, Alemanha, Suíça, Japão e Holanda.

A exposição é composta por dez réplicas, diferentes modelos de réplicas de dinossauros em vida, 12 crânios, Placas Archeopterix e um esqueleto de Archeopterix em três dimensões.

Haverá ainda espaço para os répteis voadores, como o Pteranodons - em posição de voo (suspenso) e em posição de repouso -, o Pterodactylus, o Santanodactylus e répteis com grande envergadura de asas.

Estão também presentes exemplares portugueses cedidos pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras.

Os ovos, embriões e ninhos de dinossauros, garras e dentes dos maiores carnívoros de sempre (como o T-Rex ou o Torvosaurus) e fósseis de Diplodocus "in situ", em contexto de escavação, completam a exposição.

A exposição contará ainda com animações, tanto à entrada como dentro do próprio edifício, almoços didáticos, actividades lúdicas sobre paleontologia, os fósseis, o processo de fossilização e moldagem.

PUB

PUB

PUB

PUB