Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Órgãos Sociais da InovCluster tomaram posse para quadriénio 2025 – 2029 Diário Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Órgãos Sociais da InovCluster tomaram posse para quadriénio 2025 – 2029

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC),  Isabel Damasceno, esteve presente na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster), decorrida esta 6ªfeira, 11 de Julho.

  • Economia
  • Publicado: 2025-07-12 06:36
  • Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa

Para o quadriénio 2025 – 2029, a vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco, Patrícia Coelho, mantém-se à frente da presidência da direção, assim como, Christelle Domingos, continua como diretora da Associação.

Isabel Damasceno afirmou que a região tem diagnosticadas duas fragilidades: a deficiente transferência de conhecimento entre empresas e ensino superior, e a questão da internacionalização.

“Temos feito, ao nível da região [Centro], vários diagnósticos daquilo que tem de mais frágil. Há duas que aparecem sempre. A frágil e deficiente transferência de conhecimento entre empresas e instituições ensino superior é uma fragilidade que estamos permanentemente a colmatar”, afirmou Isabel Damasceno, em Castelo Branco, na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais.

Para colmatar esta lacuna, a CCDRC criou recentemente o CRInove, um catalisador de inovação regional que tem este papel de aproximar o sistema científico e tecnológico das empresas.

A outra fragilidade diagnosticada passa pela questão da internacionalização, uma questão que, segundo a presidente da CCDRC, é extensível a todo o país.

“Apesar de os números terem evoluído, a questão da internacionalização continua a ser uma fragilidade. Porque é que falo destas? Porque entendo que os ‘clusters’ têm aqui um papel muito importante no combate a estas fragilidades”, sustentou.

Isabel Damasceno agradeceu o contributo permanente que a InovCluster tem dado à região: “É com todo o gosto que aqui estou e entendam esta presença como um agradecimento ao trabalho que a InovCluster tem feito ao serviço da região Centro”, disse.

A InovCluster, sediada nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico da Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo aumentar a competitividade de dois sistemas produtivos locais e regionais e procura afirmar a região Centro de Portugal a nível nacional e internacional.

Criado em 2009, conta hoje com 148 associados, dos quais 112 são empresas, 15 são associações/cooperativas, 12 instituições de ensino superior, instituições de I&D ligados ao setor agroindustrial e agroalimentar e oito entidades públicas.

A InovCluster tem sido apoiada pelo município de Castelo Branco e é financiada pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB