A cultura de autoavaliação é algo que já está enraizado no Agrupamento Cidade de Castelo Branco tendo sempre em vista a melhoria contínua de um serviço público educativo de qualidade, monitorizando periodicamente as atividades que evoluem satisfatoriamente e as que devem ser melhoradas.
A cultura de autoavaliação é algo que já está enraizado no Agrupamento Cidade de Castelo Branco tendo sempre em vista a melhoria contínua de um serviço público educativo de qualidade, monitorizando periodicamente as atividades que evoluem satisfatoriamente e as que devem ser melhoradas. A autoavaliação é uma das estratégias mais úteis para o desenvolvimento da escola, ao regular o seu funcionamento, com o objetivo da melhoria e qualidade dos seus serviços que se reflita numa formação consistente dos alunos a todos os níveis.
Com esta finalidade, o Agrupamento Cidade de Castelo Branco promove, no início deste ano letivo, uma Ação de Formação destinada a pessoal docente e não docente cujo principal objetivo é conhecer para melhorar, integrando a autoavaliação como uma prática organizacional que permita tomar decisões fundamentadas.
O terceiro ciclo de Autoavaliação está em curso no Agrupamento Cidade de Castelo Branco, tendo o relatório do diagnóstico organizacional sido apresentado à comunidade educativa, no final do ano letivo anterior. O Agrupamento apresentou um desempenho globalmente muito positivo, considerando a natureza das classificações atribuídas pelos diferentes grupos alvo da comunidade escolar, professores, alunos, funcionários e pais/encarregados de educação.
Após o conhecimento objetivo da situação, vai agora iniciar-se a aplicação dos Planos de Melhoria e de Sustentabilidade que envolverão Pais, Professores, Funcionários e Alunos e que permitirão garantir a sustentabilidade de várias áreas de excelência, a preservação de pontos fortes identificados no diagnóstico a otimização dos existentes, num contexto de mudar para melhorar.
A Formação visa dotar os intervenientes dos instrumentos e conhecimentos necessários à implementação dos referidos Planos, uma vez que a escola tem hoje, mais que nunca, de dar resposta aos desafios de um mundo em permanente mudança e, por isso, tem ela própria de evoluir de modo a formar, com qualidade, cidadãos capazes de se integrar numa sociedade cada vez mais exigente.
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