Um alerta da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde determina que sejam recolhidos os lotes “2983466” e “2969841” das tiras de teste “OneTouch, GlucoTouch” fabricadas pela empresa “LifeScan - Johnson & Johnson, Lda”.
O Infarmed adianta ter sido a empresa a informar a autoridade do medicamento desta situação, explicando que estes lotes podem apresentar “resultados de glicemia inferiores aos valores reais quando a concentração de glucose no sangue é superior a 400mg/dL”.
“O fabricante está a investigar a causa deste problema para poder implementar as medidas corretivas e preventivas adequadas”, refere a autoridade do medicamento.
O Infarmed recomenda a quem possuir as tiras desta marca que verifique o número de lote constante na embalagem. Caso seja distribuidor e tenha em stock os números de lotes referidos, não deve comercializá-los, mas sim devolvê-los à empresa.
No caso de ser utilizador das tiras de teste dos lotes acima mencionados, deve contactar a empresa através no número 800 201 203 para receber um produto de substituição.
“Enquanto esperam pelo produto de substituição, os utilizadores devem continuar a monitorizar os seus níveis de glucose no sangue”, aconselha o Infarmed.
No entanto, acrescenta, se utilizarem as tiras de teste do sistema OneTouch GlucoTouch e obtiverem um resultado igual ou superior a 400mg/dL existe a possibilidade de o nível atual de glucose no sangue ser significativamente superior.
Devido a esta situação, as pessoas deverão confirmar o resultado através de outro meio alternativo ou contactar um profissional de Saúde.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet