Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Primeiro-ministro italiano, Mario Monti, diz que o país está em "estado de guerra" devido à evasão fiscal.
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou hoje que a Itália se encontra num "estado de guerra" pelo elevado nível de evasão fiscal, que afecta as finanças do Estado e causa "danos" na imagem do país no estrangeiro.
Numa entrevista à revista "Tempi" divulgada hoje, o chefe do Governo italiano considera a criação dos chamados 'eurobonds' - títulos de dívida conjuntos dos países da zona euro que alguns Governo europeus defendem - uma proposta "articulada e inteligente".
"A evasão fiscal causa danos na percepção do país no estrangeiro. Creio que a Itália se encontra num estado de dificuldade sobretudo devido a este fenómeno e encontra-se, deste ponto de vista, num estado de guerra", afirmou Monti.
"A notoriedade pública da nossa elevada taxa de evasão fiscal contribui muito para a imagem de Itália junto de países dos quais poderíamos precisar de assistência financeira, como os países da Europa do norte", disse.
Segundo Monti, esses países que poderiam oferecer ajuda financeira pensam: "Itália é um país rico, mas o Estado tem um elevado endividamento público que quem sabe amanhã necessitará de ajuda para se financiar e, no entanto, há italianos ricos ou da classe média que sistematicamente não pagam os seus impostos".
Neste sentido, o chefe do Governo italiano aposta numa "luta dura contra a evasão fiscal" com ações que podem ser consideradas "antipáticas" mas que podem ter um "forte efeito preventivo".
Sobre os 'eurobonds', Monti considera que poderão ser criados quando se avançar mais "num maior controlo das finanças públicas de cada país por parte das instituições comunitárias".
Na entrevista, o chefe do Governo italiano confirmou que nas próximas semanas o seu executivo abordará a possível venda de parte do património imobiliário do Estado para reduzir o elevado endividamento público, que encerrou 2011 num nível de 120,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet