Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Alunos do IPCB na audição final para a Orquestra de Jovens da UE Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Alunos do IPCB na audição final para a Orquestra de Jovens da UE

Três alunos da  Escola Superior de Artes Aplicadas foram seleccionados para a Audição Final da Orquestra de Jovens da União Europeia 2010/ 2011, que terá lugar em Lisboa, a 14 de Março, perante um júri internacional.
Os alunos Nuno Vasconcelos, Tiago Santos e José Almeida foram apurados nas audições preliminares, realizadas recentemente em Lisboa e no Porto, e poderão integrar uma das mais exigentes orquestras a nível mundial.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-10 11:20
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Três alunos da  Escola Superior de Artes Aplicadas foram seleccionados para a Audição Final da Orquestra de Jovens da União Europeia 2010/ 2011, que terá lugar em Lisboa, a 14 de Março, perante um júri internacional.

Os alunos Nuno Vasconcelos (3º ano do curso de Música - variante Violino), Tiago Santos (1º ano de Mestrado em Violino) e José Almeida (1º ano de Mestrado em Trompete) foram apurados nas audições preliminares, realizadas recentemente em Lisboa e no Porto, e poderão integrar uma das mais exigentes orquestras a nível mundial.
 

 Em competição estão jovens dos 14 aos 24 anos instrumentistas de: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta/piccolo, oboé, corne inglês, clarinete, clarinete baixo, clarinete em mi b, fagote, contrafagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, harpa e percussão.
 
Os candidatos são seleccionados entre os nacionais dos 27 países da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia. 

A Orquestra foi fundada no Reino Unido, há trinta anos, com o objectivo de reunir jovens talentos da União Europeia. As audições para o seu ingresso realizam-se anualmente em cada um dos países, de forma a seleccionar 140 jovens músicos. Aos candidatos seleccionados, a Orquestra oferece a possibilidade de trabalhar com professores especialistas em instrumento, assim como a oportunidade de tocar em grandes salas de concertos em todo o mundo, com maestros e solistas de renome.

O programa de formação da Orquestra de Jovens da União Europeia é constituído por cursos com a duração de duas semanas, ensaios gerais com professores de orquestras e de conservatórios europeus, e por uma digressão com cerca de dez concertos. Paralelamente à preparação para a digressão, o período de ensaios será igualmente preenchido com sessões de composição de música de câmara, com actividades desportivas e outras actividades recreativas, o que proporcionará aos jovens músicos tirar o melhor partido do trabalho num ambiente multidisciplinar e multicultural.  

 

PUB

PUB

PUB

PUB