Etnografia: Da Cova da Beira à Serra da Malcata com ruralidades vivas

O Município do Fundão, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor e com o apoio da Junta de Freguesia do Telhado, vai acolher, entre os dias 12 e 14 de Dezembro, as Aulas Práticas de Campo de Etnografia “Da Cova da Beira à Serra da Malcata – ruralidades vivas”, integradas na licenciatura de Antropologia da Universidade de Salamanca.

  • Cultura
  • Publicado: 2025-12-10 06:59
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Esta iniciativa pretende promover a transmissão de conhecimentos e a partilha de boas práticas de gestão e valorização nas áreas do Património e das Paisagens Culturais. O programa inclui visitas à zona histórica do Fundão, à aldeia do Telhado e à vila de Penamacor, acompanhadas por atividades participativas, como modelação de barro, demonstrações do Bombo de Lavacolhos e do Adufe  como elementos identitários, apresentação de cantigas tradicionais, entre outras.

Segundo informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, as Aulas de Campo reúnem alunos e professores da Universidade de Salamanca, bem como técnicos e investigadores das autarquias de Penamacor e do Fundão, unidos pelo objetivo comum de compreender o Património Cultural como um recurso essencial para o desenvolvimento local e para a afirmação da memória e da identidade do território.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB