O Ato Oficial de Revisão de Fronteiras, que contou com a presença do Município de Idanha-a-Nova e dos Ayuntamientos espanhóis de Alcántara, Carbajo, Cilleros, Membrío, Santiago de Alcántara e Zarza la Mayor, realizou-se no passado dia 26 de Novembro, no Ayuntamiento de Zarza la Mayor.
Ao longo da sessão, foi destacada a importância da cooperação transfronteiriça como elemento essencial para o desenvolvimento conjunto dos territórios. O Alcalde de Zarza la Mayor, Félix Bayón Lillo, sublinhou que a Revisão de Fronteiras “não é só um ato técnico. É o significado de cooperação e integração”, reforçando o compromisso conjunto na construção de soluções partilhadas para o futuro da Raia.
A Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, afirmou que este ato constitui um ponto de encontro entre povos ligados por história, cultura e amizade. Defendeu ainda a necessidade de valorizar a Raia, garantir melhores condições para os territórios e reforçar a proteção ambiental e a segurança das populações. A Presidente confirmou igualmente que a próxima cerimónia de Revisão de Fronteiras será realizada em Idanha-a-Nova, na Sala de Sessões da Câmara Municipal.
A cerimónia encerrou com a leitura da Ata da Revisão de Fronteiras em português e espanhol, seguindo-se uma visita ao Centro de Identidade La Encomienda de Peñafiel.
No final do almoço procedeu-se à habitual troca de lembranças e cabazes com produtos das diferentes regiões.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet