


A Coligação “SEMPRE por todos” (PSD/CDS-PP) marcou presença na primeira reunião extraordinária da nova Assembleia Municipal de Castelo Branco, reafirmando o seu compromisso “com uma oposição construtiva, responsável e próxima das populações” elegendo o Presidente da Junta de Freguesia da Lousa, João Miguel Baltazar, Deputado Municipal por inerência, representante do concelho no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
O Grupo Municipal da coligação é composto pelos oito deputados municipais eleitos e pelos treze presidentes de junta e uniões de freguesia eleitos nas listas do SEMPRE por todos (PSD-CDS/PP) , totalizando vinte e um membros.
Integram o grupo: Luís Filipe Santos, Miguel Barroso, Maria José Rafael, Armando Ramalho, João Paulo Benquerença, Ana Lourenço, João Pedro Delgado, Luísa Capelo, Maria Gorete Serra, João Carlos Correia, António José Perquilhas, Carlos Manuel Gonçalves, Sofia Semião, Lucinda Martins, Luísa Coelho, João Miguel Baltazar, Cláudia Beato Faustino, Isabel Marques, Joaquim Neto, João Filipe Goulão e José Santos.
Luís Filipe Santos foi escolhido entre os seus pares como líder de bancada da coligação SEMPRE por todos, na Assembleia Municipal, que assumirá a coordenação da intervenção política do grupo, garantindo “uma atuação coesa e orientada pelos princípios de transparência, rigor e compromisso com os albicastrenses”.
A ordem de trabalho visava aprovar a lista a apresentar à Assembleia Intermunicipal da Beira Baixa, que ser encabeçada por Miguel Barroso, João Paulo Benquerença, Ana Lourenço e Luísa Capelo, tendo como suplentes Armando Ramalho e Luís Filipe Santos.
O PS apresentou Valter Lemos, Carla Massano, Jorge Santos e Patrícia Coelho, tendo como suplentes Ernesto Candeias e Cristina Granada.
O voto secreto dos eleitos para a Assembleia Municipal definiu a eleição de Miguel Barroso, Valter Lemos, João Paulo Benquerença e Carla Massano com 9 votos a favor da lista apresentada pelo PS, 10 votos a favor da lista do SEMPRE por todos e 3 abstenções. A eleição cumpre o método de d’hondt.
Para representar o concelho no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a coligação propôs o Presidente da Junta de Freguesia da Lousa, João Miguel Baltazar e o PS o presidente da junta de freguesia de Alcains, João Falcão.
O eleito foi João Miguel Baltazar com 23 votos a favor. João Falcão teve 18 votos e houve 3 abstenções.
No que respeita às propostas nº 4, nº 5 e nº 6 da ordem de trabalhos, relativas a contratos interadministrativos, a coligação votou favoravelmente, sublinhando, contudo, a necessidade de “um planeamento mais cuidado e de maior clareza nos critérios e prazos definidos pelo executivo municipal”.
Os contratos em causa que correspondem à construção, na freguesia de Sarzedas de um açude na ribeira do Pé da Serra na zona de lazer, na compra de uma viatura para a freguesia das Sarzedas e outra viatura para a freguesia de Almaceda, foram aprovados.
“O nosso papel é o de fiscalizar com seriedade e contribuir com propostas que sirvam as pessoas. Faremos uma oposição construtiva, firme e comprometida com o desenvolvimento equilibrado de todo o concelho de Castelo Branco”, afirmou no final da assembleia à imprensa Luís Filipe Santos, líder da bancada da coligação SEMPRE por todos (PSD-CDS/PP).
Com esta primeira intervenção na Assembleia Municipal, a coligação demonstra a sua disponibilidade para “o diálogo e cooperação institucional, sem abdicar da defesa intransigente do interesse público e da proximidade às populações das freguesias”.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet