As dores de dentes podem ser causadas por uma variedade de motivos, como cáries, abcessos, restauros, ou doenças gengivais. No caso de cáries nos dentes, é normal sentir dores agudas em pontadas, sensibilidade dentária, inchaço, dores de cabeça e febre.
A boa notícia é que existem remédios caseiros que podem proporcionar alívio temporário até a sua ida ao dentista. Ignorar os sintomas pode levar a complicações graves, por isso use apenas estes remédios como solução temporária e procure ajuda profissional rapidamente.
Além de matar as bactérias, a água oxigenada, pode aliviar a dor e a inflamação, reduzir a placa bacteriana e tratar o sangramento gengival. Antes de experimentar este tratamento, dilua água oxigenada a 3% na mesma quantidade de água.
O óleo de cravinho possui propriedades antimicrobianas, analgésicas e anti-inflamatórias, sendo bastante útil no tratamento temporário das dores de dentes. Basta aplicar algumas gotas numa bola de algodão ou cotonete e passar na área afetada.
Aplicar compressas frias reduz a inflamação e o inchaço ao provocar a constrição dos vasos sanguíneos. Caso não tenha compressas em casa, pode obter o mesmo resultado com um saco de gelo embrulhado num pano.
A hortelã é uma planta conhecida pelas suas propriedades antibacterianas, analgésicas e anti-inflamatórias. Há duas formas de fazer este tratamento: aplicar uma saqueta de chá morna na área ou colocá-la no congelador por alguns minutos antes de utilizar.
A camomila é eficaz na redução do inchaço devido ao seu efeito anti-inflamatório. Pode aplicar uma saqueta morna diretamente no dente afetado ou bocejar um pouco de chá de camomila após deixá-lo arrefecer.
A baunilha contém eugenol, um óleo essencial que ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Tal como o óleo de cravinho, pode aplicar um pouco de extrato de baunilha numa bola de algodão e colocá-la na área a tratar.
O jambu, também conhecido como agrião-do-norte, é uma planta da região da Amazónia que é frequentemente utilizada na culinária brasileira. Produz uma sensação de formigueiro ao ser ingerida, e por essa razão é muitas vezes usada para tratar as dores de dentes.
Tal como outras plantas desta lista, o tomilho tem efeitos antibacterianos e antioxidantes, o que significa que pode ser usado para aliviar as dores de dentes. Adicione uma gota de óleo de tomilho a um copo de água e boceje ou dilua com um óleo neutro e aplique na área.
De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Athlone, na Irlanda, o óleo de coco pode ajudar a combater algumas bactérias responsáveis pelas cáries. Bocejar uma colher de óleo de coco durante 15 minutos poderá contribuir para reduzir a inflamação.
O gengibre é considerado um superalimento, uma vez que é rico em nutrientes e compostos bioativos, como o gingerol, que contém propriedades anti-inflamatórias. Coloque um pouco de gengibre na boca e, se conseguir, mastigue com o dente afetado até sentir algum alívio.
O alho é usado como planta medicinal há milhares de anos pelas culturas egípcias, gregas, chinesas, persas e indianas. Além de exibir atividade antimicrobiana, é reconhecido como um forte reforço imunológico. Aplique uma pasta de alho no local ou mastigue lentamente um dente de alho.
As folhas de goiabeira destacam-se pelas suas propriedades antibacterianas, pelo que são consideradas um tratamento eficaz no alívio das dores de dentes. Alguns estudos sugerem que as folhas podem também ter um efeito clareador suave nos dentes.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet