O 3º Encontro Associativo da Beira Baixa decorreu este sábado, 18 de Outubro, na cidade do Fundão, no seu espaço icónico, o Casino Fundanense.
O evento contou com a presença de 26 associações de diversos Municípios do distrito de Castelo Branco, nomeadamente, o de Idanha-a-Nova, Belmonte, Fundão e Castelo Branco
Os oradores convidados apresentaram atividades e o impacto que têm na comunidade, num exercício constante de cidadania.
O programa teve início com um momento musical presenteado pela Escola Profissional de artes da Covilhã (EPABI), que antecedeu a intervenção dos presidentes da associação Movimento Associativo da Beira Baixa, Carlos Campos; presidenta da Histérico – Associação de Artes, Joana Ramos; e o presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que realçou a necessidade de reforçar o associativismo, como forma de integrar os jovens na sociedade como um tecido vivo que se regenera ao longo do tempo com partilha e comunicação entre as gerações. Seguiram-se apresentações de diversas associações em que puderam partilhar experiência e o trabalho desenvolvido em áreas diversas. O autarca ainda alertou para a necessidade de uma maior interacção humana para além do uso da tecnologia, que permite rapidez mas retira muitas vezes o sentido de comunidade e humanidade, empatia e partilha de objetivos comuns.
Da parte da tarde, desenrolaram-se trabalhos em mesa redonda, sob temas sobre o financiamento; criação e implementação de atividades; comunicação e divulgação.
Foi constante a interação entre os participantes, que além da troca de experiências, contactos e possíveis projetos em conjunto.
O 3º Encontro Associativo da Beira Baixa’ finalizou com um momento musical de Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira, durante o qual apresentaram as músicas do seu trabalho, em CD, com o nome ‘Convite’.
Ao estarem presentes associações de diversos locais, foi evidente o sucesso do encontro. As interações desenvolvidas, criaram as linhas base de atividade para os próximos anos.
Ficou definido que o 4º encontro, em 2026, se irá realizar na vila de Belmonte, numa co-organização com a Associação Desportiva de Belmonte.
Divulgar a atividade das coletividades na sociedade atual e a participação dos associados das mesmas, atuar como um apoio e alavanca das capacidades de cada uma das coletividades é o objetivo do Movimento Associativo da Beira Baixa.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet