O SHIFT-R é uma das 25 redes europeias agora aprovadas, selecionadas entre 39 candidaturas, e pretende transferir a boa prática "Innovation-Friendly City", desenvolvida no Fundão, e reconhecida pela URBACT como exemplo europeu de políticas locais de inovação e de promoção de ecossistemas colaborativos em territórios de baixa densidade.
A nova rede é constituída por oito cidades e regiões europeias, nomeadamente Fundão (Portugal, Líder de Rede), Mostar (Bósnia e Herzegovina), Kimi Aliveri (Grécia), Nykarleby (Finlândia), Macouria (Guiana Francesa – França), ?ory (Polónia), Skellefteå (Suécia) e Trostyanets (Ucrânia).
Este projeto irá promover territórios rurais abertos à inovação, à criatividade e à experimentação social, reforçando a ligação entre comunidades locais, empresas, instituições públicas e centros de conhecimento.
Com esta nova aprovação, o Fundão soma sete projetos URBACT aprovados nos últimos anos, nomeadamente Creative Develpment, Agri-Urban, Sibdev, IoTXchange (chefe de fila), WELDI, Metacity (chefe de fila) e agora o SHIFT-R, atestando o reconhecimento europeu da estratégia municipal de inovação e cooperação territorial.
No total, 16 cidades e comunidades intermunicipais portuguesas participam em 19 projetos aprovados nesta nova fase do URBACT IV, o que demonstra a forte presença de Portugal na rede europeia de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.