Jorge Joel Gonçalves Augusto Ribeiro, candidato do Partido Socialista (PS) à Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras, tem-se apresentado falsamente como psicólogo clinico, e como psicoterapeuta sem qualquer registo válido na Ordem dos Psicólogos Portugueses, entidade com competência para reconhecer o exercício da profissão.
A denúncia é feita por Luís Andrade candidato da coligação “SEMPRE por Todos” que refere que “este é um caso grave de usurpação de título profissional, que atenta contra a legalidade, a ética e, acima de tudo, contra a integridade do processo democrático. O candidato do PS, Jorge Joel Gonçalves Augusto Ribeiro, está a enganar deliberadamente os eleitores, aproveitando-se da confiança pública na figura do psicólogo clínico e de psicoterapeuta para ganhar capital político e votos com base numa mentira descarada. Até já diz que vai realizar consultas grátis aos habitantes da freguesia de Santo André das Tojeiras.
Além de constituir crime nos termos da Lei n.º 57/2008, de 4 de Setembro, com a nova redação dada pela Lei 138/2015 de 7 de Setembro e mais recentemente pela Lei n.º 72/2023 de 12 de dezembro, — este ato revela um padrão de comportamento profundamente oportunista e manipulador. Se alguém mente sobre as suas qualificações profissionais para se promover politicamente, o que estará disposto a fazer depois de eleito?
A Junta de Freguesia de Santo André das Tojeiras não pode ser entregue a quem constrói a sua candidatura sobre fraude. O Candidato do PS a Santo André das Tojeiras, Jorge Joel Gonçalves Augusto Ribeiro não só não é psicólogo clinico nem psicoterapeuta, como também ofende todos os profissionais que exercem com ética, formação e responsabilidade, e, pior ainda, coloca em risco a saúde mental de quem o procura acreditando estar a receber apoio qualificado.
Já foi apresentada queixa junto da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da Comissão Nacional de Eleições e do Ministério Público.
Exigimos que sejam tomadas medidas imediatas para investigar e travar esta tentativa de enganar a população e contaminar o processo eleitoral com falsidades.
Os eleitores de Santo André das Tojeiras merecem respeito, verdade e transparência.
Quem mente para se eleger, não merece um único voto. Alias deveria desistir de ser candidato!
Conclui o texto de Luís Andrade enviado à comunicação social.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet