Os trabalhadores da Reditus, empresa responsável pela operação do Centro de Contacto da Segurança Social em Castelo Branco, ainda não receberam os salários do mês de Setembro, pondo em dificuldade económica várias famílias.
Em comunicado enviado à comunicação social, o partido Reagir - Incluir - Reciclar, atento às dificuldades destes colaboradores do Centro de Contacto, exige que o Instituto de Segurança Social (ISS) acione a caução do contrato de concessão com o consórcio CTT- Reditus para o seu centro de contato.
Perante a persistência de ordenados em atraso neste Centro de Contato, o único do país, o partido reivindica que aquele instituto recorra á clausula sexta do referido contrato de concessão.
A força política lembra, de acordo com o contrato público constante no portal base, o consórcio "prestou caução no valor de 314 608,38 euros ao ISS para "garantir o exato e pontual cumprimento das suas obrigações ".
O Reagir - Incluir - Reciclar defende que com o valor da caução a segurança social poderá pagar os vencimentos de setembro por liquidar aos trabalhadores do seu centro de contato regularizando finalmente a situação. Para este partido, sendo o Instituto de Segurança Social parte do Ministério do Trabalho tem a obrigação de cuidar dos direitos básicos dos trabalhadores a começar pelos seus sejam "da casa" ou contratados em outsoucing.
O partido lembra, ainda, que o número 3 da clausula sexta do contrato de concessão estipula que o ISS "pode considerar perdida a seu favor a caução prestada, independentemente de decisão judicial, nos casos de não cumprimento das obrigações legais contratuais ou pré contratuais " por parte do consórcio CTT - Reditus.
Tendo em conta que a concessão só terminou às 23:59h do dia 30 de Setembro e continuam por pagar os ordenados de setembro, o partido reivindica da segurança social a resolução urgente da situação que muito está a penalizar as condições básicas de vida dos cerca de 150 funcionários deste Centro de Contato.
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