O candidato da coligação Esquerda Livre à Câmara de Castelo Branco afirmou hoje que uma das suas prioridades é a requalificação da zona histórica para habitação municipal de arrendamento acessível, particularmente para jovens.
“Em primeiro lugar, esta campanha de hoje passa por dar uma volta com dois líderes dos partidos que suportam a coligação [Livre e Bloco de Esquerda] no centro histórico [Castelo Branco], que é uma das nossas prioridades”, afirmou Mário Camões à agência Lusa, durante uma ação de campanha para as eleições autárquicas de dia 12.
O candidato defendeu, para aquela zona, habitação municipal de arrendamento acessível, sobretudo para jovens, uma vez que se trata de um bairro de acessibilidade “um pouco mais difícil e que tem que ser repensado no que respeita ao urbanismo”.
“Propomos uma intervenção na rua de Santa Maria, no sentido de dedicá-la também à cultura. A cidade de Castelo Branco merece um lugar onde a cultura possa ser usufruída e onde possa ser criado um ‘cluster’”, disse.
Mário Camões sublinhou que, para além de haver naquela rua emblemática da zona histórica da cidade património municipal, “existe também da freguesia, como a Casa do Forno, a Casa do Arco do Bispo e o Centro Artístico Albicastrense, que devem ser requalificados e expandidos”.
Para a Esquerda Livre, as prioridades estão na habitação, no emprego e na saúde.
“Queremos a criação de empregos nas freguesias, nos setores da agro-ecologia, bio-construção e também na industrialização focada na transição ecológica. Sentimos que é nessas vertentes, na aliança entre a ecologia e os recursos autóctones, que temos potencial”, sustentou.
Os recursos humanos, sobretudo aqueles formados no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e em outras instituições de ensino superior, não são esquecidos pela Esquerda Livre.
Mário Camões deixou uma mensagem para os albicastrenses: “Na Esquerda Livre podem contar com uma comunidade focada em dar mais poder aos cidadãos”.
Segundo o candidato, as pessoas “terão mais poder de decisão naquilo que afeta as suas vidas”.
“Queremos democratizar o poder político e poderão também contar com um programa virado para o futuro”.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS obteve três mandatos, os mesmos que o movimento Sempre, liderado pelo ex-presidente do município, Luís Correia, e o PSD elegeu um vereador, João Belém.
Para as eleições de dia 12, Mário Camões tem como adversários políticos Carlos Canhoto (CDU), João Ribeiro (Chega), José Henriques (Iniciativa Liberal), José Augusto Alves (PSD/CDS-PP) e o atual presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que se recandidata pelo PS.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet