O candidato da coligação SEMPRE - Movimento Independente, PSD e CDS-PP, José Augusto Alves, no arranque da campanha eleitoral apela ao voto dos albicastrenses para acabar com quatro anos de desilusão do atual mandato socialista da Câmara Municipal.
José Augusto Alves optou por iniciar a campanha eleitoral na Cruz do Montalvão, um dos bairros mais icónicos e antigos de Castelo Branco, para dizer que não basta requalificar.
“Um projeto político que pretende devolver ao concelho a energia, a inovação, a capacidade de atrair investimento e reter talento, garantindo qualidade de vida a todos os albicastrenses. As coisas não podem nascer de uma ilusão e depois cria-se uma desilusão. Aliás, foram quatro anos de desilusão.
Este programa não parte do zero, mas também não se limita a continuar o que falhou. Valoriza o que foi bem feito, mas quer mudar o que precisa de ser mudado. Propomos uma mudança com responsabilidade, mais emprego, mais conhecimento, mais sustentabilidade, mais coesão e mais participação”, sublinha José Augusto Alves, candidato da coligação à Câmara Municipal de Castelo Branco.
A proposta eleitoral da coligação apresenta um conjunto robusto de medidas concretas, que pretendem responder a problemas reais e quotidianos da vida das pessoas.
As políticas públicas propostas focam-se no acesso à habitação, na transição energética, na igualdade de oportunidades, na criação de emprego, no incentivo ao investimento, na valorização e atratividade do território e na construção de cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis.
O programa estrutura-se em quatro grandes eixos transformadores — Emprego, Conhecimento, Futuro e Participação e Digitalização — e em cinco dimensões principais, abrangendo 17 áreas distintas:
Economia e Emprego para Castelo Branco (Investimento / Inovação / Inteligência; Comércio e Turismo; Urbanismo e Habitação)
Jovens e Conhecimento para Castelo Branco (Educação; Cultura; Associativismo; Desporto; Juventude)
Sustentabilidade e Mobilidade para Castelo Branco (Ambiente; Água e Resíduos; Mobilidade; Bem-estar e Proteção Animal)
Coesão Social e Territorial para Castelo Branco (Freguesias; Desenvolvimento Social; Saúde; Proteção Civil e Segurança)
Participação e Digitalização para Castelo Branco (Governança e Relação com o Cidadão)
Com o objetivo de captar investimento, reter jovens e cuidar de quem cá vive, o programa eleitoral propõe “medidas de grande impacto, mas também soluções de proximidade e atenção ao detalhe”.
Entre as iniciativas estruturantes, destaca-se “o reforço da capacidade de investimento municipal, com o compromisso de tornar o município novamente forte, capaz de investir e concretizar”. Estão previstas obras de relevo como a Requalificação do Parque do Barrocal (2.ª fase), a construção de um Pavilhão Multiusos, o Viaduto da Metalúrgica com ligação à zona do Barrocal, e um vasto conjunto de investimentos nas freguesias.
Na área da habitação, o Programa Municipal de Reabilitação do Edificado pretende “dinamizar o mercado local, incentivando a reabilitação de imóveis e promovendo arrendamento acessível, benefícios fiscais para quem reabilita e penalizações para quem abandona”.
Medidas como o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem e o Programa de Combate à Pobreza Energética reforçam este compromisso social.
A zona histórica será também revitalizada através do projeto “Centro Antigo, Nova Oportunidade”.
Entre as medidas mais inovadoras, surge a Escola do Tempo, a construir nas antigas Piscinas do Castelo, um espaço dedicado ao brincar, à motricidade e à criatividade nos tempos não letivos, “um conceito pioneiro que coloca Castelo Branco na vanguarda da educação e da infância”.
A economia local é também “um eixo prioritário”. O programa prevê a requalificação da Área de Localização Empresarial (ALE) e a criação de uma nova Zona Industrial, com incentivos à autoprodução de energia renovável, carregamento elétrico, 5G e medidas de resiliência ativa a incêndios. O apoio aos empresários, a dinamização do cluster logístico e a implementação do programa Empreende Jovem reforçam esta aposta no desenvolvimento económico.
Outro investimento emblemático será a Requalificação da Praça Municipal, um projeto simbólico que pretende “devolver o coração à cidade”, valorizando o comércio local, os produtos endógenos e o turismo urbano, numa perspetiva de sustentabilidade e identidade.
“As nossas propostas são realistas e exequíveis. Respondem a problemas reais, são equilibradas do ponto de vista económico e financeiro e garantem contas certas no município”, afirma José Augusto Alves.
“Mas não chega ter boas medidas é preciso equipas capazes de as concretizar. Não chega apostar na propaganda; é necessário ter um projeto político abrangente e que olhe para todo o concelho. E é isso que o SEMPRE por todos representa”, finaliza.
A coligação SEMPRE por todos, acredita ser a única força política capaz de garantir uma governação de proximidade, competência e resultados, uma governação feita com todos e para todos.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet