Numa viagem sustentável que começou às 07:00 horas no passado dia 13 de Setembro na estação da Guarda, ingressaram os primeiros participantes.
Duas carruagens de Intercidades viriam a encher com mais pessoas na Benespera, Maçainhas, Belmonte, Caria, Covilhã, Tortosendo (com paragem extraordinária do IC), Fundão e Castelo Branco.
A viagem contou com muita animação a bordo com os “Amigos da Gaita” e Celeste Miranda, demonstrando uma vez mais que a Linha da Beira Baixa tem condições excepcionais para o turismo ferroviário.
Em Tomar, os participantes puderam visitar, acompanhados por guias, o Convento de Cristo, Museu dos Fósforos, Olaria, Sinagoga, Igreja São João Baptista e o património junto ao rio Nabão. O almoço partilhado decorreu na Mata Nacional dos Sete Montes.
O regresso manteve a animação, graças à energia dos participantes, apesar de um dia repleto de caminhada.
Tudo isto apenas foi possível com a adesão e o apoio de várias associações, freguesias, municípios e empresas dos concelhos de Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Sabugal. Em especial, mais de uma dezena de parceiros, entre juntas de freguesia e associações, desempenharam um papel importante na recolha de inscrições e também de apoio à organização no próprio dia.
A Associação Move Beiras, sem fins lucrativos, foi criada com o intuito de valorizar as pessoas e os territórios percorridos pelas Linhas da Beira Baixa e Beira Alta, através da utilização do comboio e divulgar e valorizar o território, promovendo e realizando ações de cooperação com outras entidades que possam contribuir para a realização dos objetivos da associação.
Esta iniciativa vem, deste modo, reforçar o trabalho em equipa e o lema da Associação Move Beiras: “Há Linhas que nos unem e uma região que nos move!”
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet