O Castelo de Castelo Branco regressou, mais uma vez, na passada sexta-feira, 12 de Julho, ao tempo com uma recriação histórica, sobre as «Mil e uma noites», promovida pela Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património.
O primeiro foi o Showcookink «Doce de origem árabe», em que o chef Cristiano Louro ensinou a confecionar a «shebakia», um doce de origem marroquina.
O segundo destaque foi a Ceia, com animação musical e dança, com 35 comensais, que degustaram sabores, cheiros e costumes islâmicos.
E o terceiro foi a recriação da «Lenda da Moura Salúquia», pela Companhia de Teatro «Bombarda» e os albicastrenses «Troto Saltarelo», na animação musical.
A lenda da Moura Salúquia, originária de Moura, Alentejo, conta a história de uma princesa moura que, ao ser enganada por cavaleiros cristãos disfarçados, precipita-se do alto da torre do castelo, preferindo a morte à captura.
A lenda está intimamente ligada à história da cidade de Moura e à sua conquista pelos cristãos.
Leopoldo Rodrigues, presidente do Município de Castelo Branco, esteve presente no evento, bem como, representantes da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Maria da Luz Lopes e Susana Bártolo.
A Outrem assume a vertente pedagógica como crucial na recriação histórica e promoção do património material e imaterial do território.
“As mil e uma noites” foram apoiadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e a OPCTJ - Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet